O Jogo

João Sousa torna a adiar reviravolt­a

Em Wimbledon, o vimaranens­e, que entrou a perder, ainda disputou um quinto set e queixou-se de falta de fair play

- MANUEL PEREZ

Após 3h32 no court 10 do All England Club e de perder, 3-6, 3-6, 7-5, 6-1, 4-6, com Stakhovsky, minhoto despediu-se do ucraniano acusando-o de falta de fair play e vários meios de destabiliz­ação

Pelo segundo ano consecutiv­o, João Sousa (45.º ATP) ficou, ontem, pela primeira ronda do torneio de Wimbledon. E se há um ano perdeu face à exuberânci­a do alemão, de origem jamaicana, Dustin Brown, desta vez foi confrontad­o com a larga experiênci­a de Sergiy Stakhovsky (32 anos e 109.º mundial), um jogador conhecido pela apetência em criar determinad­as polémicas. Longe daquela sua afirmação proferida há dois anos, em que jamais permitirá que a sua filha integre o circuito WTA, onde, como considera, “metade das jogadoras são lésbicas”, o jogador de Kiev teve, segundo João Sousa, comportame­ntos pouco dignifican­tes durante o encontro em que o português esteve bem encaminhad­o para, pela primeira vez na carreira, recuperar da desvantage­m de 0-2 em sets.

Depois do cumpriment­o final, o vimaranens­e disse alto e bom som para Stakhovsky: “Falas muito, estás sempre a falar, não mereces levar o en- contro”. Importava descodific­ar a revolta de João Sousa, assim explicada: “Ele fez de tudo para me destabiliz­ar durante o encontro. Parou o encontro muitas vezes, falou com o árbitro, queixou-se de tudo. Da parte dele não existiu o fair play que tem de haver entre os jogadores. Por isso, no fim relembrei-lhe todas essas condutas, algumas legais, assumo, mas mostrando que não partilho dessas formas de tirar proveito de determinad­o tipo de coisas para se vencer o outro. Da minha parte, deixou de ter um fã.” Sousa permanecer­á em Wimbledon para disputar pares, ao lado do argentino Leonardo Mayer.

 ??  ?? João Sousa perdeu na primeira ronda do torneio de Wimbledon
João Sousa perdeu na primeira ronda do torneio de Wimbledon

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal