O Jogo

Espinho serviu de tubo de ensaio a revolução

Dois golos, um para cada lado, na segunda parte do particular entre equipas treinadas por dois velhos conhecidos ajudaram a testar ambições distintas

- CLÁUDIA OLIVEIRA

Os tigres de Espinho vieram a Arouca repetir o calendário na pré-época passada, quando também foram os escolhidos para o primeiro jogo da equipa da casa. Se na temporada passada o Arouca venceu por 4-0, o empate de ontem não deixa ninguém em alerta, até porque a Miguel Leal interessou muito mais avaliar rotinas (comparado com a temporada anterior, há mexidas em todos os sectores) e testar um sistema de jogo alternativ­o, que haveria de ser visível no segundo tempo. Numa primeira parte em 4x3x3 – Miguel Leal aproveitou para observar os onze reforços –, a maior posse de bola dos arouquense­s pouco preocupou a equipa vareira. Curiosamen­te, neste período, só mesmo o cabeceamen­to de Moses, defendido para canto, gerou apreensão (24’), já que Malele não conseguiu converter uma grande penalidade.

Na segunda parte, os treinadore­s rodaram as equipas, à exceção de Heliardo que sofreu um toque no treino da véspera. O embate acabou por ficar menos entusiasma­nte para quem assistia na bancada. O Arouca insistia no domínio e o Espinho não se desorganiz­ava defensivam­ente. Mas foi neste período que Miguel Leal pôs em campo um 4x4x2, colocando no meiocampo, junto à linha, dois extremos a dar profundida­de ao meio-campo e a servir dois pontas de lanças móveis, algo que – embora tivesse tentado – não conseguira fazer na temporada anterior. Os golos de Abraham, aos 88’, e o de Ericson, aos 90’, só serviram mesmo para animar o público porque os objetivos estavam cumpridos: Miguel Leal confirmou que tem jogadores com caracterís­ticas para dois sistemas táticos, Rui Quinta mediu forças com uma equipa de escalão acima, onde o Espinho ambiciona chegar.

“Deu para perceber que temos gente de qualidade e que podemos usar dois sistemas”

Miguel Leal Treinador do Arouca “É o terceiro treino e aproveitam­os para lidar com uma equipa que nos obriga a tarefas diferentes”

Rui Quinta Treinador do Espinho

 ??  ?? Paolino, extremo, deu muito trabalho à defesa do Espinho
Paolino, extremo, deu muito trabalho à defesa do Espinho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal