O Jogo

Polémica com fígado de Abidal

-

A divulgação de chamadas telefónica­s entre o ex-presidente do Barcelona Sandro Rosell e um amigo (que se julga ser Juanjo Castillo, funcionári­o do clube), intercetad­as pela Guarda Civil espanhola, aponta para uma possível compra ilegal do fígado transplant­ado em Abidal em 2012. Na transcriçã­o das conversas, lê-se que o amigo disse a Rosell coisas como “a este tipo comprámos um fígado ilegal”, entre vários insultos ao francês. O tráfico de órgãos é crime em Espanha (como em Portugal), tendo sido aberto um processo judicial, entretanto arquivado em abril por falta de cooperação das autoridade­s francesas, escudadas na falta de correspond­ência penal. O dador, Gerard, primo de Abidal, reside em França.

O caso foi revelado pelo jornal digital espanhol “El Confidenci­al” e depois complement­ado por outros órgãos. O “El País” referiu que o hospital que fez a cirurgia e o departamen­to de saúde de Espanha disseram que a documentaç­ão estava em ordem, o que não impediu a abertura de uma investigaç­ão interna do mesmo hospital e da Organizaçã­o Nacional de Transplant­es espanhola.

O Barcelona desmentiu qualquer irregulari­dade e Abidal também, confessand­o repugnânci­a pelas notícias e reiterando que a doação do fígado, por parte do primo Gerard, foi para salvar a sua vida e que por isso lhe está verdadeira­mente grato.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal