O Jogo

Trincão seguro até 2023

Extremo renovou por cinco épocas

- PEDRO ROCHA

Convocado por Abel Ferreira para a pré-época da equipa principal, o jovem atacante só tinha mais um ano de ligação e a SAD jogou pelo seguro. O novo contrato foi assinado em Lisboa

O assédio crescente em torno de Francisco Trincão precipitou a renovação do contrato do extremo por cinco temporadas. Preso ao Braga por apenas mais um ano de ligação, o internacio­nal português sub-19 já estava no radar de FC Porto e Sporting e a sociedade desportiva dos minhotos resolveu agir atempadame­nte, evitando assim uma transferên­cia futura sem qualquer encaixe financeiro. A assinatura do contrato aconteceu em Lisboa, onde o jogador se encontra concentrad­o com a Seleção sub-19, que irá disputar, na Finlândia, o Europeu da categoria entre os dias 15 e 29 de julho. Quando regressar a Portugal, terá de se juntar à equipa principal dos bracarense­s, conforme determinou o técnico Abel Ferreira antes do início da pré-época.

As cautelas da SAD em relação a este menino precoce, trabalhado pela formação de Vianense, FC Porto, Palmeiras e Braga (a partir dos 11 anos), já não são de agora. Em janeiro de 2016, com apenas 16 anos, era convidado a assinar o primeiro contrato profission­al e tornarse-ia numa espécie de fenómeno ao ser-lhe atribuída uma cláusula de rescisão recorde no clube: 30 milhões de euros (blindagem que vai manter até 2023). Como ainda era menor de idade, só podia compromete­r-se até três anos e o Braga cumpriu as regras, adicionand­o ao documento uma opção de renovação por mais três temporadas, que acabou por não ser acionada, em função de um contrato diferente e mais prolongado, a envolver melhores condições salariais.

Sempre à frente do seu tempo, como se verificou com Gil Dias( Nottingham Forest ), PedroNeto( Lázio),BrunoJor dão (Lázio) e Xadas, entre outros, o jovem extremo depressa saltou dos juvenis para os juniores e depois para a equipa B, tornando-se na época passada num dos jogadores com melhor rendimento, sob o comando de Wender Said. Entre os sub-17 e os sub-19 de Portugal, já leva 25 internacio­nalizações.

Com apenas 17 anos, foi uma das novidades na convocatór­ia do Braga para a última ronda do Grupo C da Liga Europa, em 2017/18, frente ao Basakhsehi­r. O jogador só pôde viajar para a Turquia com a autorizaçã­o dos pais

 ??  ?? Trincão assinou o primeiro contrato profission­al em 2016
Trincão assinou o primeiro contrato profission­al em 2016

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal