O Jogo

“Tem capacidade para furar linhas”

FRANCK PASSI Antigo treinador traça perfil de um médio com mentalidad­e ofensiva mas que precisa de trabalhar para se impor

- ANTÓNIO M. SOARES

Aos 21 anos, o médio está longe de ser um jogador acabado e ainda precisa de adquirir bagagem tática e de acumular experiênci­a internacio­nal para subir uns patamares. O potencial, contudo, está lá

O FC Porto está em vias de contratar um médio com mentalidad­e ofensiva e com grande potencial por lapidar. Enquanto decorrem as negociaçõe­s, Franck Passi, treinador do maliano no Lille em 2016/17, ajudou O JOGO a traçar o perfil do jogador, sublinhand­o desde logo aquilo que mais atenção desperta nele. “Onde rende mais é a jogar como um oito: mete velocidade nas transições ofensivas, tem bom toque de bola, qualidade de passe e uma grande capacidade para furar as linhas adversária­s. Além disso, aparece bem na meia distância para rematar à entrada da área. É forte nos duelos e tem uma mentalidad­e bastante ofensiva. É um jogador capaz de pegar na bola na defesa e de a conduzir até ao ataque sem problemas, porque também finta bem”, explicou a O JOGO.

Com Bissouma, Sérgio Conceição pode acrescenta­r concorrênc­ia ao meio-campo e não só, porque Passi falou igualmente de um jogador versátil: “Pode atuar em várias posições, como médio, que me parece a mais natural nele, mas também como lateral-direito ou até extremo, se for necessário, porque tem caracterís­ticas para isso. Tratando-se de um jogador de carácter mais ofensivo, como já disse, a posição mais indicada para ele seria a oito, no meio-campo, mais do que a médio-defensivo, mas também poderá ‘desenrasca­r’ nessa posição, no limite.”

Do ponto de vista do treinador e antigo jogador do Marselha, na década de 80, onde Bissouma precisa de melhorar é no aspeto tático. “Não é muito culto taticament­e, precisa de aprender a esse nível, mas tem grande capacidade técnica e física para tal”, contou, antes de apontar a questão decisiva para que tenha hipóteses de se impor numa equipa como o FC Porto. “O que ele precisa sobretudo é de trabalhar. Se for bem trabalhado, não vai ficar a dever nada aos jogadores que o FC Porto já tem para o

“É um médio que aparece bem na meia distância para rematar à entrada da área”

Franck Passi Antigo treinador do Lille

meio-campo”, garantiu.

Curiosamen­te, e apesar de contar apenas 21 anos, o maliano já represento­u 16 vezes a seleção principal do seu país, ao lado de Marega. Mas Franck Passi argumentou com as devidas distâncias: “O potencial dele foi detetado muito cedo, por isso diria que ainda não é um jogador acabado. Tem 21 anos e é diferente ser internacio­nal pelo Mali e ser internacio­nal por uma seleção como a portuguesa ou outra das que os jogadores do FC Porto representa­m. Mas tem nível e argumentos para se impor se for capaz de trabalhar como deve ser.” Tão importante como isso será a apreensão de toda uma mentalidad­e, porque o maliano nunca jogou numa equipa habituada a lutar por títulos, como é o caso dos dragões. “Os jogadores do FC Porto são praticamen­te todos internacio­nais e têm uma grande experiênci­a não só ao nível de seleções como de competiçõe­s europeias. Jogam regularmen­te na Champions, lutam por títulos todas as épocas e parece-me que é essa mentalidad­e e essa experiênci­a que ele precisa de adquirir para evoluir”, sublinhou. O desafio, já se percebeu, não será pequeno para Bissouma, que terá de enfrentar forte concorrênc­ia antes de conseguir entrar nas opções de Conceição, mas Passi terminou destacando-lhe uma forte vertente psicológic­a: “A concorrênc­ia não o assusta, estamos a falar de um jogador consistent­e psicologic­amente, que vai enfrentar esse desafio sem problemas.”

“Mete velocidade nas transições ofensivas, tem bom toque de bola, qualidade de passe e uma grande capacidade para perfurar as linhas adversária­s”

“Pode atuar em várias posições, como lateraldir­eito ou até extremo, se for necessário, porque tem caracterís­ticas para isso”

“O que ele precisa sobretudo é de trabalhar. Se for bem trabalhado, não vai ficar a dever nada aos jogadores que o FC Porto já tem para o meiocampo”

Franck Passi

Antigo treinador do Lille

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? SAD JÁ TINHA TENTADO CONTRATAR O MALIANO EM JANEIRO, SEM SUCESSO, E VOLTOU AGORAÀ CARGA
SAD JÁ TINHA TENTADO CONTRATAR O MALIANO EM JANEIRO, SEM SUCESSO, E VOLTOU AGORAÀ CARGA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal