O Jogo

CR7 faz sonhar de novo o Calcio

Há muito que nenhum clube da Serie A consegue contratar um jogador com tanto impacto

- CLÁUDIA GARCIA (Itália)

É preciso recuar até 1997, quando Ronaldo Fenómeno trocou o Barcelona pelo Inter, para encontrar efeito semelhante. Adeptos bianconeri já esperam pelas camisolas do luso

Dá para perceber que os italianos já não estavam habituados a receber uma estrela do perfil e dimensão de Cristiano Ronaldo nos estádios da Se ri e A. A última transferên­cia que se pode comparar à do português para a Juventus sucedeu há 21 anos: no verão de 1997, depois de uma temporada fabulosa no Barcelona, o brasileiro Ronaldo transferiu­se para o Inter de Milão, a meses de vencer a primeira de duas Bolas de Ouro e já com um prémio FIFA Jogador do Ano conquistad­o. Antes, talvez só Maradona tenha provocado o mesmo impacto, quando saiu do Barça para o Nápoles, em 1984. Mas nenhum deles tinha ainda o currículo de Cristiano quando se mudaram para o Calcio – aliás, tanto o brasileiro como o argentino nunca conseguira­m ser campeões europeus de clubes.

A decisão do CR7 de eleger Itália é totalmente inesperada, mas os adeptos da Juve não ficam parados enquanto aguardam por notícias, muitos já se amontoam à frente da loja oficial do clube à espera de verem a famosa camisola 7 – que Cuadrado deverá ceder a Cristiano Ronaldo – à venda. Todos querem ser os primeiros a comprá-la.

Nas redes sociais, os tifosi dizem-se sem vontade de trabalhar, enquanto contam as horas para uma concentraç­ão em massa à porta do aeroporto, e há até quem aguarde por notícias em frente ao estádio e às e dedo clube. Os mais curiosos têm-se deslocado até às colinas de Turim para tentar perceber onde é que poderá ser a futura casa do CR7 e da família. Aos jornalista­s, questionam ansiosos nas redes sociais com frases do género: “Por favor, digam-me se é verdade, eu não consigo dormir, estarei a sonhar?”

A notícia da contrataçã­o de Cristiano Ronaldo afeta mesmo aqueles que não são adeptos da Juve nem seguidores de futebol. Também esses querem saber o que fará o craque, ondeéquev ai morar, que regiões de Itália quererá conhecer, que restaurant­es vai visitar, em que data sé que vai jogar nascida des rivais( o calendário­oficial ainda nãoé conhecido ). Todos têm a noção de que Ronaldo em Turim representa o desembarqu­e de uma garantia desportiva e de uma verdadeira empresa multinacio­nal num campeonato que está a crescer, mas que precisa deste impulso para voltar definitiva­mente à elite.

 ??  ?? Ronaldo foi aplaudido em Turim após este golão
Ronaldo foi aplaudido em Turim após este golão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal