O Jogo

LENDA CONTINUA AGO RA COMO AJM

CLUBES Ainda não tem quatro anos de vida e já surpreende­u tudo e todos ao colocar a equipa feminina na I Divisão de voleibol. A Academia José Moreira segue o legado de êxito do líder

- RUI GUIMARÃES

“Já estava era cheio de presidente­s e diretores que mudavam de dois em dois anos”

José Moreira

Presidente da AJM Família de portistas José Moreira é tio e quase desviou Ricardo Moreira do andebol

Cansado de lidar com dirigentes, José Moreira, figura sem paralelo no voleibol português e uma das 24 lendas do FC Porto, aceitou o desafio de alguns amigos e criou um clube que está a crescer depressa

José Moreira, 66 anos, é uma figura ímpar do voleibol, considerad­o um dos grandes jogadores portuguese­s de sempre e o melhor de todos os tempos do FC Porto, clube a que esteve ligado 14 anos. Está, inclusivam­ente, eternizado no museu e no passeio da fama no Estádio do Dragão, sendo uma das 24 lendas dos portistas – “Um orgulho enorme para mim”, atira de pronto e de sorriso aberto. Após uma carreira, quer de atleta quer de treinador, recheada de êxitos, aceitou o desafio de alguns amigos e formou um clube: a Academia José Moreira (AJM). Em menos de quatro anos – foi fundada a 8 de agosto de 2014 –, já tem a equipa sénior feminina na I Divisão. “Um dos objetivos era levar – sem se saber se o feminino ou o masculino – uma das equipas seniores à I Divisão. Abrimos o feminino há três anos e viemos sempre a subir, apenas num ano não o conseguimo­s. Esta época retificámo­s o que tínhamos a retificar e alcançámos o objetivo”, resume José Moreira, um líder orgulhoso e sem papas na língua: “Isto foi um desafio de amigos, um deles o meu filho, mas, para ser mesmo sincero, já estava era cheio de presidente­s e de diretores que mudavam de dois em dois anos e vinham com ideias novas. Isto de fundar a academia foi como montar um negócio próprio.”

Depois de ter estado “praticamen­te 48 horas fechado em casa a pensar”, Moreira aceitou o desafio. “Era para ser só escolinhas de minivólei, mas apareceram aqui meia dúzia de pais com os filhos, já de outros clubes por onde eu tinha passado, interessad­os em continuar comigo.Issofoiuma­for- O apelido não engana: José Moreira (foto) é tio de Ricardo Moreira, jogador de andebol do FC Porto – e agora treinador – conhecido como “capitão do hepta”. Irmão do pai do ponta-direita, Manuel Moreira, o líder da AJM conta que quase desviou Ricardo. “Antes de ir para o andebol, ele esteve comigo no voleibol e mesmo o tio dele, o professor José Magalhães [irmão da mãe de Ricardo, Maria Augusta], esteve para ser treinador de vólei, mas depois ficou no andebol, que sempre foi a modalidade dele”, revela. “Mais tarde, disse ao Ricardo que o andebol era uma boa opção e confirmou-se, tendo sido um excelente jogador. Agora, como treinador, que siga as pisadas dos tios”, deseja.

ma de abrir outros escalões e logo com um sucesso impression­ante no primeiro ano”, recorda.

O cresciment­o foi rápido, até aos cerca de 150 atletas atuais, passando a ser as instalaçõe­s o maior foco de preocupaçã­o. Existe desde a primeira hora um protocolo com o Centro Social Luso Venezolano, em Nogueira da Regedoura, perto de Espinho, onde treinam e jogam todos os escalões, mas o custo é elevado. “Não posso dizer que a Câmara da Feira não nos tem ajudado, porque efetivamen­te tem, mas se nos ajudasse no pagamento deste pavilhão resolvia-nos tudo. É um pavilhão não municipal, que ao ser alugado custa 30 mil euros por época. Para nós, é uma verba muito difícil de suportar, é o que mais nos custa”, justifica José Moreira.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal