O Jogo

Diabos superaram trauma amarelo

ESTRATÉGIA Roberto Martínez vinca a adaptação tática belga para dar a volta àquela que considera ser “a melhor equipa do Mundial”

- FREDERICO BÁRTOLO

“Existe uma barreira psicológic­a quando vês as camisolas amarelas”, adiantou o técnico belga, apontando que a melhor defesa foi a forma como a seleção da Bélgica saiu para o ataque

Nunca a Bélgica tinha derrotado o Brasil num Mundial e consegui-lo nos quartos de final tem um sabor especial, acima de tudo pelo peso simbólico de derrotar o maior vencedor. Roberto Martínez explicou o que trabalhou na componente mental dos jogadores. “Contra o Brasil, existe uma barreira psicológic­a: quando vês as camisolas amarelas, os cinco títulos e tudo o que isso significa... Precisávam­os que os jogadores acreditass­em nas mudanças táticas que efetuámos”, revelou o técnico espanhol, que devolveu os diabos vermelhos a uma meia-final de um campeonato do mundo pela primeira vez desde 1986.

A Bélgica entrou com quatro defesas e deixou Lukaku e Hazard na frente, mas pediu-lhes movimentaç­ão constante para os corredores laterais. Esse foi o ponto-chave, segundo Martínez, para defender bem. Cada vez que os belgas exploravam o adiantamen­to dos laterais brasileiro­s, havia talento à solta: “Hoje tratavase de ser capaz de ser constantem­ente uma ameaça à baliza adversária. Foi um grande risco alterar algumas coisas, nomeadamen­te o esquema tático, mas defendemos sempre bem e fomos bravos taticament­e. Havia muitos perigos a controlar no Brasil, mas Hazard e Lukaku deram tudo o

“Disseram que era bom perdermos com a Inglaterra. Tivemos confiança e fomos perfeitos” “Os brasileiro­s já pensavam que iam ganhar o Mundial. Estou aqui por alguma razão”

Courtois

Jogador da Bélgica “Jogámos bem na primeira parte e mostrámos carácter nos últimos 15 minutos do jogo” “Estamos em pé de igualdade com a França. Sabemos que, nas ‘meias’, a oposição é forte”

De Bruyne

Jogador da Bélgica “Tite alertou para estarmos prontos. Desesperám­os e sofremos o segundo golo”

Renato Augusto

Jogador do Brasil “Foi um grande risco alterar taticament­e. Quisemos ser sempre uma ameaça para a baliza do Brasil” Roberto Martínez Selecionad­or da Bélgica

que precisávam­os em termos de posicionam­ento.”

Acabou-se a esperança do hexacampeo­nato brasileiro e o sonho aumenta para a Bélgica, que falhou frente ao País de Gales no último Europeu, nos quartos de final. O peso da qualidade dos jogadores tem sido abordado recorrente­mente e, para o treinador, chegar ao embate com a França e poder disputar o título é sinónimo de justiça: “Temos uma grande geração, que merece um sucesso destes.”

 ??  ?? Roberto Martínez deixou grandes elogios a todos os seus jogadores
Roberto Martínez deixou grandes elogios a todos os seus jogadores
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal