O Jogo

UMA FAMÍLIA BELGA RODEADA DE BRASILEIRO­S

O ambiente no Terreiro do Paço alinhava com o favoritism­o antes do apito inicial: poderiam estes adeptos belgas resistir aos ruidosos canarinhos? No fim, a festa foi dos diabos

- KÁTIA CATULO

Rodeada de rivais barulhento­s, foi difícil para a família belga manter o ânimo elevado. A seleção belga, contudo, mostrou o seu jogo e, no fim, foram os Von Tengerean que fizeram barulho

Qual o melhor programa para uma família belga de férias em Lisboa? Depende. É preciso ter em conta que Patrick Von Tengerean não está só com a mulher e as duas filhas. “Vieram também os meus dois irmãos com as mulheres, as minhas sobrinhas, o meu melhor amigo de infância e a minha mãe”, conta o adepto da cidade de Liège, apresentan­do a linhagem Von Tengerean. O plano inicial era, obviamente, passar a tarde no Terreiro do Paço, a dar tudo por tudo pela seleção belga. Estavam todos de acordo, homens, mulheres e crianças. O problema, porém, era a mãe: “Enfrentar um jogo contra o Brasil pode ser demasiada agitação para uma pessoa com 79 anos.”

São razoáveis as preocupaçõ­es do filho mais velho de Hanne. O Brasil, além de um adversário difícil, tem os adeptos mais barulhento­s deste Mundial: “Já os conhecemos de outros campeonato­s, eles vivem o futebol como poucos e enchem uma praça em menos de nada.” O melhor, portanto, seria procurar um café tranquilo e assistir à partida bem instalados com meias de leite e croissants com queijo. Todos concordara­m, homens, mulheres e crianças. Menos Hanne, que contrariou o consenso familiar comum ralhe te, pondo cada um nos eu lugar: “Eu lá sou mulher de ver a bola sentada num sofá!”

E foi assim que esta família belga se instalou no relvado da Arena Portugal, cercada de adeptos brasileiro­s, eufóricos e confiantes, como seria de es- perar. E o otimismo dos Von Tengerean estará ao mesmo nível dos adeptos canarinhos? “A nossa seleção é forte e temos esperança, mas sabemos que é um jogo bastante complicado”, responde Patrick, antes de um rival com a camisola de Neymar Jr. se intrometer na conversa para antecipar a vitória da “equipa maravilha”.

É difícil manter o ânimo sempre e malta quando ainda antes do jogo todos dizem que a Bélgicapod­e faz eras malas porque está arrumada. À esquerda eà direita, atrás eà frente, há sempre alguém a agoirara esperançad­os Von Tengerean. Mas só até a seleção belga também começar a mostrar seu jogo. A partir daí, foram brasileiro­s e belgas a sofrerem de pé até ao fim, mas foi a avó da família Von Tengerean que, afinal, acabou a fazer barulho.

 ??  ?? TORCER PELA BÉLGICA É O MELHOR PROGRAMA PARA UMA AVÓ, QUE ARRASTOU A FAMÍLIA ATÉ AO TERREIRO DO
PAÇO
TORCER PELA BÉLGICA É O MELHOR PROGRAMA PARA UMA AVÓ, QUE ARRASTOU A FAMÍLIA ATÉ AO TERREIRO DO PAÇO
 ??  ?? Adeptos franceses também festejaram
Adeptos franceses também festejaram
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal