O Jogo

GIL NO BARÇA EM DIA DE ANIVERSÁRI­O

No dia em que completou 28 anos, confirmou-se a segunda experiênci­a do lateral-esquerdo português fora de portas

- RUI GUIMARÃES

Gilberto Duarte, o melhor jogador português da atualidade, já tinha o champanhe guardado há algum tempo. Será aberto hoje, com a família reunida no Algarve, para celebrar a ida para o Barcelona

“Quando me disseram que iam anunciar isto hoje [ontem], já sabia que o meu telefone ia tocar muito mais vezes, que o dia ia ser mais agitado, mas é por uma boa notícia, não há razões de queixa”, disse um Gilberto Duarte notoriamen­te bem-disposto. No dia em que fez 28 anos, o Barcelona confirmou o que O JOGO avançara a 25 de junho: o lateral-esquerdo português é reforço dos catalães para a próximatem­porada.“Ochampanhe já estava guardado há algum tempo e vai ter de ser aberto amanhã [hoje], que é quando se junta a família. Não toda, porque alguns não conseguirã­o vir, mas estará a maior parte, quase toda”, explicou o meia-distância, que se encontra de férias no Algarve, de onde é natural.

“Acho que posso dizer que isto é a realização de um sonho. Representa­r um clube como o Barcelona, mesmo sendo por um ano, será para tudo, será de entrega total, será para ver como se trabalha, para perceber o que me falta – é o que digo, vai ser o ano de tudo”, continuou Gilberto, numa curta conversa pelo telefone, para não atrapalhar muito o dia de aniversári­o. “Não estava à espera, pensava mesmo que não fazia parte dos planos. Eu estava a ver outras opções, mas as coisas mudaram, surgiu esta oportunida­de e nem pensei duas vezes. Apesar de ser só um ano, o Barcelona é uma oportunida­de de ouro”, admitiu, revelando de seguida a que objetivos se propõe agora que vai representa­r um dos emblemas mais titulados do mundo no andebol: “A minha grande meta é estar à altura das responsabi­lidades e aproveitar tudo da melhor forma. Aproveitar o clube, a cidade, respirar o andebol que Barcelona emite. Estar à altura do grande desafio é aquilo que mais desejo.”

Com 28 anos feitos ontem, longe vão os tempos em que Gil, com apenas 15, surgiu no FC Porto. De então para cá, muita coisa mudou. “Fiquei mais velho, ganhei experiênci­a de vida dentro e fora de campo, tive outros conhecimen­tos, outros andamentos, com a experiênci­a na Polónia, e o resto foi tudo natural”, resumiu o internacio­nal.

“A minha grande meta é estar à altura das responsabi­lidades e aproveitar tudo da melhor forma”

“Quero aproveitar o clube, a cidade, respirar o andebol que Barcelona emite”

“Apesar de ser só um ano, o Barcelona é uma oportunida­de de ouro” Gilberto Duarte Lateralesq­uerdo

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal