O Jogo

TIAGO DIAS “Deram-me mais valor no Milan”

- CLÁUDIA GARCIA (Itália)

Lançado por Gattuso nos sub-19 dos rossoneri, o extremo luso brilhou na equipa “Primavera” e chegou a treinar com a equipa principal. Este verão, quer agarrar um lugar no plantel sénior

Chegou ao Milan há apenas um ano como promessa das escolas do Benfica. Com 20 anos completado­s em maio, foi duas vezes convocado por Gattuso para jogos dos seniores na época passada. Evoluiu nos sub-19 dos rossoneri – onde começou por ser treinado por... Gattuso – e assumiu-se como uma das estrelas da equipa com dez golos e nove assistênci­as. Passou a treinar regularmen­te com os seniores e causou um impacto que lhe garantiu um lugar no grupo que Gattuso vai levar para a pré-época que se realizará entre Milão e os EUA. O sonho do miúdo da Amadora é convencer o treinador a mantê-lo na equipa. Terá cerca de um mês para isso a partir de hoje.

Que plano tem para convencer Gattuso a darlhe minutos na pré-época e reservar-lhe um lugar no plantel principal?

—O meu sonho é jogar no Milan, estou disposto a tudo para convencer Gattuso. Sei que ele é um treinador muito exigente e não vai ser fácil, mas estou pronto para lutar. Preparei-me nas férias para chegar a Milão pronto fisicament­e. Como já conheço Gattuso, sei o que ele pretende de um jogador. Vai ser mais fácil para mim. Quero dar tudo de mim para ficar na equipa e se o míster continuar a jogar no 4x3x3 acho que posso ser uma hipótese pela velocidade nas linhas.

Foi campeão nos juvenis pelo Benfica e disputou a Youth League no ano em que o clube chegou à final, mas depois não foi promovido à equipa B. Porquê?

—Faz-me pensar um bocado, não sei, nunca cheguei a perceber o motivo, foi uma decisão dos treinadore­s, disseram que não contavam comigo e eu encontrei outro

clube. Sempre acreditei no meu valor e quando cheguei aos juniores do Benfica comecei a acreditar que podia construir uma carreira no futebol. É um patamar muito alto e nunca desisti, acho que foi a escolha acertada vir para o Milan.

Quando surgiu o Milan? —Quando ouvi o nome do Milan pela primeira vez não pensei duas vezes. Poder continuar a minha carreira em Itália, jogar pelos sub-19, mas treinar já com a primeira equipa foi um grande passo. Sinto que evoluí. Estou muito feliz em Itália e não voltava atrás. Que diferenças vê entre o Benfica e o Milan? —Gostei muito de estar no Benfica, aprendi muito e evoluí também, mas no Milan sou mais valorizado, acho que tenho a porta mais aberta do que tive no Benfica para o plantel principal. No Milan deram-me mais valor e sinto que aqui tenho mais condições para vingar. Estou muito feliz. Em que aspetos é que melhorou como jogador? —Evoluí taticament­e, sinto que o futebol em Itália fez de mim um jogador mais inteligent­e em campo. Marquei dez golos e dei várias assistênci­as, mas também jogo melhor sem bola. Gattuso ensinou-me muito taticament­e, aconselhou-me a soltar mais a bola, a jogar com a equipa. Sem dúvida que hoje sou um jogador mais completo também graças a ele. Adaptei-me bem ao futebol italiano.

“O meu sonho é jogar no Milan, estou disposto a tudo para convencer Gattuso. Estou pronto para lutar”

“Nunca percebi o motivo [não promoção à equipa B do Benfica]. Disseram que não contavam comigo e eu encontrei outro clube”

“Sinto que aqui tenho mais condições para vingar. Estou muito feliz”

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Tiago Dias considera que evoluiu em Itália e é hoje um jogador mais inteligent­e em campo
Tiago Dias considera que evoluiu em Itália e é hoje um jogador mais inteligent­e em campo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal