O Jogo

TRÊS JOIAS TENTAM CONVENCER JOSÉ MOTA

Ricardo Mangas, lateral-esquerdo, Luquinhas, extremo, e Rodrigues, avançado, estão a fazer a pré-temporada com o plantel principal e recebem muitos elogios de quem os conhece

- JOÃO MAIA

Jogadores estiveram cedidos a Mirandela, Vilafranqu­ense e Mafra e procuram uma oportunida­de para chegar à I Liga. Ficarem para alinhar nos sub-23 também é forte hipótese

A pré-temporada é pródiga em observaçõe­s. No caso do Aves, José Mota tem três jogadores, que estavam a rodar no Campeonato de Portugal, a treinarem com o plantel principal: Ricardo Mangas, Luquinhas e Rodrigues. Apesar da missão de ficarem na I Liga ser difícil, quem os conhece só tem elogios. Além disso, todos fizeram boas temporadas.

Ricardo Mangas é lateral-esquerdo e chegou ao Aves na temporada anterior, vindo dos juniores do Benfica, onde fez grande parte da formação, mas foi logo cedido ao Mirandela. Aí, marcou dois golos em 27 jogos. “Tem muita qualidade. Sabe atacar bem, embora ainda tenha que melhorar no aspeto defensivo, o que é normal para a sua idade”, explicou Rui Borges, que o orientou nos transmonta­nos. Ora, em 2017/18, Mota só teve um lateral-esquerdo de raiz no plantel: Nélson Lenho. Rui Borges acredita que Mangas pode car no Aves. “Tem toda a qualidade para disputar o lugar com o Lenho que certamente vai ensinar muitas coisas ao Mangas”, referiu.

Avançando no terreno, Luquinhas, extremo brasileiro de 21 anos, também veio do Benfica, mas foi no Vilafranqu­ense que rodou, tendo feito onze golos em 36 jogos. Vasco Matos, treinador dos ribatejano­s, alerta para o “potencial enorme” do ala. “É muito rápido e imprevisív­el. O Luquinhas arranja espaços e soluções quando as equipas precisam”, vincou. “Potencial tem, precisa é de ser estimulado. Se isso acontecer, pode ficar no plantel”, rematou.

Por último, Rodrigues foi o que teve uma época mais intermiten­te, pois começou no Canelas e acabou no Mafra mas, ao todo, marcou oito golos em 31 jogos. O avançado fez o derradeiro ano de júnior no conjunto de Santo Tirso e apontou... 40 tiros certeiros em 25 partidas e em 2016/17 foiorienta­doporAméri­coSoares, no Aves B, técnico que o compara a... Griezmann. “É um avançado muito móvel e excelente a finalizar. Com as devidas diferenças, o seu futebol assemelha-se ao do Griezmann”, comparou, revelando que Mota tem “grande apreço” pelo atleta. A bola está do lado do treinador do Aves.

 ??  ?? Rodrigues: há quem o compare a Griezmann
Rodrigues: há quem o compare a Griezmann

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal