O Jogo

Europa e televisão moldam calendário

Liga de futebol proporá à federação que a primeira e a segunda volta não sejam simétricas, para rentabiliz­ar comercial e desportiva­mente

-

La Liga pretende aderir ao “design” do calendário, à semelhança de outros campeonato­s da Europa, de que o inglês é o exemplo mais recorrente. Objetivo é proteger as equipas na Europa e... o negócio

A liga de futebol de Espanha vai enviar nos próximos dias à federação daquele país (RFEF) uma proposta de alteração dos calendário­s das I e II divisões que tem como principal motivação um aumento de rentabilid­ade comercial e desportiva. O organismo presidido por Javier Tebas pretende que deixe de existir obrigatori­edade de a primeira e a segunda volta serem simétricas, ou seja, que a ordem dos confrontos não seja forçosamen­te a mesma.

De acordo com o que foi noticiado pelo diário desportivo “As”, não só a primeira jornada do campeonato poderá ser jogada no fim da segunda volta, por exemplo, como também pode dar-se o caso de determinad­a equipa disputar mais de dois encontros seguidos fora de casa, algo que até agora não acontece. As datas, acrescenta aquelejorn­al,“serãomaleá­veis em função dos interesses prévios da liga, dos clubes e da RFEF”.

Liga e federação poderão, desta forma, desenhar um calendário que favoreça as equipas que disputam as competiçõe­s europeias, nomeadamen­teatravésd­oimpedimen­to de se defrontare­m entre elas em datas próximas daquelas em que tenham compromiss­os europeus.

Esta hipótese surge, curiosamen­te, apenas dois dias depois do sorteio da liga portuguesa, no qual foram abolidas algumas condiciona­ntes, que na época passada existiam precisamen­teparaprot­egeros interesses europeus das equipas lusas.

Se a RFEF aprovar esta ideia, poderá ser levada à prática já nesta época de 2018/19. Se não for antes, estas decisões serão conhecidas a 24 deste mês, dia do sorteio do calendário do campeonato espanhol.

Os argumentos favoráveis à abolição da simetria são desportivo­s, mas também de natureza comercial. O “As” recorda que Espanha é dos poucos campeonato­s onde esta existe, ao contrário de Premier League, Bundesliga, Ligue 1 ou Eredivisie, onde os melhores jogos são marcados para datas comercialm­ente mais relevantes.

 ??  ?? Segundo Real-Barça da última época perdeu impacto porque o título estava decidido
Segundo Real-Barça da última época perdeu impacto porque o título estava decidido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal