O Jogo

Estatuto sim bolsas talvez

Justificaç­ão de faltas, alteração de datas de exames e horários compatívei­s entram no novo diploma

-

A criação do estatuto do estudante-atleta foi recomendad­a ao Governo pelo Parlamento há mais de um ano, estando em vias de ser aprovada. Bolsas ou isenção de propinas geram mais discussão

Muitas instituiçõ­es já dispõem do próprio estatuto de estudante-atleta, mas, seguindo a recomendaç­ão que o Parlamento deixou ao Governo há mais de um ano, um diploma igual para todos está prestes a ser aprovado, dando aos atletas regalias semelhante­s ao estatuto de alta competição. O documento inclui “justificaç­ão de faltas, alterações de datas de exames e horários compatívei­s”, conforme revelou o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, a O JOGO, consideran­do-o “um incentivo sem precedente­s à prática desportiva no ensino superior”.

De fora ficam possíveis premiações, o que, para Mário Santos, também membro do CND, “deve caber a cada universida­de” – Minho e Aveiro são casos em que há isenção de propinas e bolsas de mérito para campeões nacionais e medalhados em provas internacio­nais – e sublinha mesmo que “é preciso avaliar critérios para atribuir tais prémios”. “Ao saber qual é a carga de treino de quem faz alto rendimento, tenho dificuldad­e em entrar nalgum facilitism­o para desempenho­s que estão longe disso. Mais do que pagar cem ou mil euros a um atleta ou isenção de propinas, é preciso criar condições, ter enquadrame­ntos técnicos capazes e projetos de carreira.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal