O Jogo

Paulinho e Ewerton custaram cinco milhões

MBEMBA Fez exames médicos e assinou contrato até 2022, antes de prometer dar o máximo com a camisola azul e branca

- CARLOS GOUVEIA ANTÓNIO M. SOARES

Os valores da transferên­cia não foram revelados, mas desde que soube do interesse dos dragões, o central foi rever jogos para perceber o que Sérgio Conceição quer. Deco e Aboubakar são referência­s

Mbemba assinou finalmente contrato com o FC Porto, até 2022, e foi oficializa­do pela SAD, encerrando-se da melhor forma o processo negocial com o Newcastle, que durava há já um mês. Depois de Sérgio Conceição ter dado um murro na mesa no final do jogo como Portimonen­se, reclamando­mais armas para formar uma equipa competitiv­a, o central chega para reforçar uma defesa que perdeu dois centrais (Marcano e Reyes). Mbemba seguiu ontem mesmo para o Algarve e hoje já treina.

Ontem, depois de assinar contrato, o africano apontou os objetivos pessoais e coletivos que tem em mente, agora que se tornou jogador do clube. “Vou trabalhar para ganhar o meu lugar, prefiro ter concorrênc­ia. Quero dar tudo o que tenho para mostrar aquilo de que sou capaz a toda a gente. Vim para cá para conquistar títulos, mas em primeiro lugar vou trabalhar para ganhar. Se trabalhar bem, acredito que vou conseguir. Quero dar tudo, como todos vão dar, mas temos de trabalhar”, declarou o central aos órgãos de comunicaçã­o do FC Porto.

Os valores da transferên­cia não foram revelados nem pela SAD azul e branca, nem pelo Newcastle; durante o processo negocial apontou-se para uma verba entre os 6 e os 8 milhões de euros. Certo é que a partir do momento em que soube do interesse do FC Porto, Mbemba procurou todo o tipo de informaçõe­s que pudessem levá-lo a identifica­r melhor as caracterís­ticas de jogo da equipa treinada por Sérgio Conceição. “Vi jogos do Standard quando ele foi lá treinador. Quando soube da oferta do FC Porto, comecei a observar a forma como o Standard jogava com ele, sobretudo nos grandes jogos entre o Standard e o Anderlecht, onde eu joguei. O treinador não me conhece pessoalmen­te, mas vou fazer tudo o que está ao meu alcance para ele conhecer as minhas qualidades”, frisou.

Entretanto, Mbemba mostrou estar já bem identifica­do com os azuis e brancos e não escondeu o entusiasmo por disputar a Liga dos Campeões, num clube que se habituara a ver na prova desde os tempos em que evoluía em África. “É um grande orgulho para mim, porque conheço, e toda a gente conhece, o FC Porto. Estou muito contente por estar aqui, é um sonho que tenho desde que estava em África e via os jogos do FC Porto na Liga dos Campeões. Conheço os grandes jogadores que já passaram pelo clube e quero mostrar que também sou capaz e dar tudo o que tenho. Vou dar o máximo de mim com esta camisola”, prometeu. Na memória, o central guarda não só o título portista de 2004, mas também um jogador que admirava: “Lembro-me do FC Porto que ganhou a Champions, com José Mourinho. O meu jogador preferido era Deco, vi-o jogar muitas vezes. Nessa altura não pensava que um dia poderia jogar nesta grande equipa e por isso tenho de agradecer a toda a gente. Quero dar tudo o que puder pelo clube.”

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal