O Jogo

É MAREGA E MAIS... UM

SOCIEDADE Conceição concedeu as mesmas oportunida­des a Aboubakar, Soares e André Pereira para justificar­em uma vaga no ataque para a Supertaça. Só o maliano foi titular nos três jogos

- BRUNO FILIPE MONTEIRO

Atacante foi do fundo ao topo no espaço de um ano. Em 2017, entrou no comboio atrasado, ouviu um “aviso” de Conceição e foi no Algarve que começou a convencer o técnico. Hoje é imprescind­ível

Dos três jogos de preparação do FC Porto no Algarve pode retirar-se uma conclusão bem cristalina: o ataque no encontro da Supertaça Cândido de Oliveira, a 4 de agosto, com o Aves, será composto por Marega e mais um. O maliano tem o estatuto de indispensá­vel pelo treinador e foi o único que alinhou de início contra Portimonen­se, Lille e Everton. Todos os outros, com exceção de Marius (chegou apenas na quinta-feira), foram rodando ao lado daquele que foi a maior figura da equipa na última época, numa espécie de prova para demonstrar­em que merecem ocupar a outra vaga. Soares alinhou com os algarvios, André Pereira com os franceses e Aboubakar com os ingleses. O particular com o Newcastle pode, por isso, ajudar a dar mais umas pistas sobre aquele que, nesta fase, é o segredo mais bem guardado de Conceição.

Há um ano por esta altura, Marega encontrava-se numa situação complicada. O maliano não se havia apresentad­o no começo da pré-época e falhara a digressão pelo México devido ao nascimento do filho. O primeiro treino realizou-se no dia 22 de julho, a 23 jogou com o V. Guimarães e a 24 chegava ao Algarve determinad­o a convencer o treinador a darlhe um lugar... no plantel! Atualmente, ninguém coloca em causa a sua titularida­de. E, apesar de não ser necessário, 12 meses depois continua a marcar pontos: foi o que mais problemas causou com o Lille e apontou o golo da vitória contra o Everton. Ainda lhe falta muito poder de explosão, até porque chegou uma semana mais tarde e tem sido sujeito a uma intensa carga física. No entanto, voltou a provar que é uma dor de cabeça no um para um quando é lançado no espaço. Foi assim, de resto, que marcou aos ingleses.

A aposta em Soares contra o Portimonen­se dava a entender que o brasileiro seria o principal candidato a acompanhar Marega com o Aves. Apesar de não ter marcado, o brasileiro movimentou-se bem e teve duas ocasiões para festejar. Além disso, Abou foi alvo de uma reprimenda de Sérgio Conceição ainda no relvado e acabou substituíd­o pouco depois de entrar. Tiquinho jogou 45 minutos, mas com o Lille foi André Pereira a ser emparelhad­o com o maliano, já que havia marcado aos algarvios. O português ficou em branco e também saiu ao intervalo. Seguiu-se Aboubakar, com o Everton, num jogo em que o camaronês tentou fazer pela vida. Apontou um golo (que foi anulado), abriu espaços para os companheir­os, envolveu-se em combinaçõe­s e teve direito a 73 minutos.

Aos três, faltam menos de duas semanas para convencere­m Sérgio Conceição...

 ??  ?? Marega foi aposta inicial de Sérgio Conceição nos três jogos em terras algarvias
Marega foi aposta inicial de Sérgio Conceição nos três jogos em terras algarvias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal