O Jogo

UMA REMODELAÇíO A OLHAR PARA A LUZ

O novo líder do Fenerbahçe, Ali Koç, pretende colocar o clube na rota encarnada, em termos de modelo desportivo e espaço na Europa

- MARCO GONÇALVES

Em jejum de títulos há quatro anos, o adversário na terceira pré-eliminatór­ia da Champions passa por uma transforma­ção e procura ainda reforçar o seu plantel, envelhecid­o, com nomes de peso

Cinco anos depois, o Benfica volta a enfrentar o Fenerbahçe, primeiro adversário no caminho do objetivo das águias de atingir a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Vice-campeão turco, o emblema de Istambul atravessa uma profunda remodelaçã­o. Isto porque as eleições de junho levaram a uma mudança na Direção, com Aziz Yildirim, líder do clube nos últimos 20 anos e apoiado até por Recep Erdogan, presidente da Turquia, a ser derrotado de forma esmagadora por Ali Koç.

Um dos homens mais ricos do país e também ele já antigo dirigente, Koç está apostado em recolocar o clube na rota dos títulos e, ainda como candidato, definiu o... Benfica como exemplo a seguir. “Não podemos estar ao mesmo nível dos gigantes da Europa, mas podemos ser como o Benfica ou o Shakhtar Donetsk”, atirou, em fevereiro, reforçando, já como novo presidente, a sua ideia. “O PSV comprou Ronaldo antes de vendê-lo ao Barcelona, o Shakhtar contratou Willian [vendido depoisao Chelsea] e o Benfica descobriu DiMaríana Argentina e depois vendeu-o ao Real Madrid”, afirmou, apostado em fortalecer o gabinete de scouting para contratar jovens promessas em ascensão – chegou a negociar com José Boto, anterior líder desse departamen­to no Benfica e que assinou pelo... Shakhtar Donetsk, contratand­o depois Damien Comolli, também ele com passado na área – e valorizar o clube, ambicionan­do alcançar cada vez maior peso na Europa.

Uma das primeiras medidas foi contratar um novo técnico, com histórico de sucesso – Cocu venceu três títulos em cinco anos no PSV e quebrou o jejum do clube, algo a que se atira agora no Fenerbahçe, que não é campeão há quatro anos. Com um plantel envelhecid­o, Cocu viu chegar apenas três jovens atletas e, apesar de estar perto de assegurar a cedência do avançado ganês André Ayew, espera mais reforços de peso antes de enfrentar o Benfica – os jogos estão agendados para dia 7, às 20h00, na Luz e dia 14, às 19h00 portuguesa­s (21h00 locais), em Istambul.

“Não podemos estar ao mesmo nível dos gigantes da Europa, mas podemos ser como o Benfica ou o Shakhtar Donetsk”

Ali Koç

Presidente do Fenerbahçe

 ??  ?? Em 2012/13, a equipa turca foi eliminada pelo Benfica nas “meias” da Liga Europa
Em 2012/13, a equipa turca foi eliminada pelo Benfica nas “meias” da Liga Europa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal