O Jogo

TONY QUER SER MAIS... EUROPEU

LEIXÕES O guarda-redes brasileiro fez uma exibição de encher o olho, antes e depois dos penáltis, mas diz a O JOGO que quer mais

- MIGUEL RIBEIRO

Tony Batista, de 25 anos, que defendeu dois penáltis e deu a vitória ao Leixões frente à Académica, já tinha feito o mesmo na época passada, pelo U. Madeira, para a Taça da Liga, face ao Covilhã

A saída de André Ferreira, que estava emprestado pelo Benfica, abriu espaço, na baliza, a Tony Batista. O guardarede­s não perdeu tempo e agarrou a titularida­de no Leixões, carimbando-a com uma exibição categórica na partida frente à Académica, para a Taça da Liga. A defesa de um venenoso cantod ire toe de um remate na área, quase “à queima roupa”, de Traquina, foram o prelúdio para um final épico: parou dois penáltis – o terceiro, e decisivo, foi ao poste – e permitiu ao Leixões seguir em frente na competição e averbar um triunfo no primeiro jogo oficial da época.

“Não sei se sou especialis­ta em penáltis, mas, na verdade, na época passada fiz o mesmo na Taça da Liga, ainda no U. Madeira, frente ao Covilhã”, relembra Tony Batista a O JOGO, acrescenta­ndo: “Já tenho algum tempo no futebol português e fui aprendendo muito. Por isso, penso que esta época pode ser a melhor da car- reira.” Aliás, o jogador reconhece que quando chegou a Portugal sentiu as diferenças para o futebol europeu. “Aqui, o guarda-redes joga muito com os pés e eu não estava habituado, ti vede trabalhar mui topara o conseguir ”, explica Tony Batista, garantindo que “ainda falta um pouco para estar no ponto, para ser um guarda-redes mais europeu, mas, com trabalho, tenho-me aperfeiçoa­do”.

Aos 25 anos e depois de uma época passada atribulada, com uma rescisão unilateral com o U.Mad eira e poucos jogosà chegada a Matosinhos, TonyBa tis ta espera agora uma épocas em percalços e um próximo jogo – na Taça da Liga, com o Feirense – onde não seja preciso voltar a ser herói: “Espero não ter de defender mais penáltis e que a equipa resolva em 90 minutos, mas se não for assim, cá estarei...”, assegura o guardião para quem “o plantel do Leixões é equilibrad­o, com muita gente nova, mas com muita qualidade, e que vai, juntamente com o míster, ajudar o clube a fazer uma boa época”.

“[Com o Feirense]Espero não ter que defender mais penáltis e que a equipa resolva em 90 minutos ...”

Tony Batista Guarda-redes do Leixões

 ??  ?? Tony reconhece que melhorou o jogo de pés em Portugal
Tony reconhece que melhorou o jogo de pés em Portugal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal