O Jogo

Não há como eles na Europa

SUB-19 Portugal terá, em 2019, a sua quinta participaç­ão consecutiv­a em Mundiais de sub-20

- CLÁUDIA OLIVEIRA

Nos últimos anos, só o Uruguai consegue um registo melhor do que o da Seleção Nacional, com seis presenças seguidas em Mundiais de sub-20... que podem ser sete, caso se qualifique em janeiro

Hélio Sousa foi o primeiro a salientar a importânci­a da vitória de domingo, frente à Finlândia, e a passagem às meias-finais do Europeu de sub-19. “Conseguimo­s o mais importante neste momento. O principal era apurarmo-nos para o Mundial, mas também conseguimo­s o apuramento para o resto da competição”, afirmou o selecionar nacional. Na verdade, com esta qualificaç­ão para o Mundial de sub20, na Polónia, em 2019, Portugal soma a quinta presença seguida no evento máximo deste escalão (2011, 2013, 2015, 2017 e 2019). No velho continente, nenhum outro país conseguiu este feito nestas últimas edições e quem mais se aproxima de Portugal são França e Inglaterra, ambas com presença nas edições de 2011, 2013 e 2017. França voltará a estar presente, já a Inglaterra ainda sonha, já que vai discutir um lugar com a Noruega, num play-off a jogar-se no próximo dia 26.

Mas se este é o cenário europeu, no contexto mundial há um país que tem 13 presenças: Uruguai. Mas há mais. A Celeste, que ainda vai discutir, em janeiro, o apuramento, conta com seis participaç­ões seguidas no Mundial de sub20. Desde 2007 que é presença assídua e foi vice-campeã em 2013 e ainda 1997, mas Portugalte­mumpalmaré­ssuperior: foi campeão da prova em 1989 e 1991.

Hélio Sousa tem razão e Portugal continua a fazer história. Por agora, procura vencer o Europeu de sub-19, tendo pela frente a Ucrânia, que ontem derrotou a Turquia, já na próxima quinta-feira.

Na praia para relaxar

Conseguida a passagem à meia-final – e a qualificaç­ão para o Mundial – o grupo de Hélio Sousa passou um dia diferente de descanso. Os atletas nacionais passearam pela praia de Vaasa, foram a banhos e também deram toques na bola. A seguir rumaram ao hotel, para descansar. José Gomes, do Benfica, a recuperar de uma concussão cerebral, é a única dúvida para o jogo de quinta-feira.

 ??  ?? Jovens portuguese­s continuam a dar cartas no futebol europeu e mundial
Jovens portuguese­s continuam a dar cartas no futebol europeu e mundial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal