O Jogo

Ronaldo e Messi em lista sem Neymar

Ausência do brasileiro é um dos dados relevantes. Peso do Mundial e a renovação são outros

- JOÃO ARAÚJO

De jogadores a treinadore­s, é evidente a importânci­a que teve o Mundial na elaboração das listas de candidatos aos mais variados prémios. Ronaldo pode fazer o “tri” e ganhar avanço sobre Messi

Desde 2008 que Cristiano Ronaldo (33 anos) e Messi (31) têm dividido os mais importante­s prémios individuai­s do futebol, a Bola de Ouro e o The Best, que já se chamou FIFA World Player of the Year. O português e o argentino já venceram cinco Bolas de Ouro cada e Ronaldo três da FIFA, contra um de Messi, numa hegemonia que nos últimos três anos parecia ter em Neymar uma ameaça. Se não no imediato, pelo menos a prazo, dada a idade do brasileiro (26 anos) e as duas presenças como terceiro classifica­do em ambos os galardões (2015 e 2017). Ontem, no entanto, com a divulgação dos dez candidatos ao The Best deste ano, Neymar saiu de cena, ao contrário dos dois maiores vencedores deste género de troféus.

Consequênc­ias de um Mundial menos feliz, ao contrário de muitos dos outros nomeados – de Modric a Mbappé, passando por Varane, Griezmann ou a dupla belga – o certo é que o avançado que se sa- grou campeão, vencedor da Taça e da Taça da Liga de França pelo PSG não foi incluído pelo grupo de lendas da FIFA na dezena de nomes que podem suceder à mais sonante transferên­cia deste verão, Cristiano Ronaldo.

O capitão da seleção portuguesa, vencedor das duas edições do The Best, é um forte candidato à própria sucessão, fruto da terceira Champions consecutiv­a, quarta em cinco anos, de que voltou a sagrar-se melhor marcador. E é, junto a Messi e Modric (32), um dos três já na casa dos 30 anos numa lista que prima pela renovação e onde já não estão estrelas dos últimos anos como Iniesta, Buffon ou Sergio Ramos.

Adeptos, jornalista­s, selecionad­ores e capitães de seleções irão votar, para que a FIFA anuncie, no início de setembro, os finalistas de cada categoria. A 24 desse mês, serão conhecidos os vencedores.

 ??  ?? Ronaldo aspira à quarta vitória no prémio atribuído pel FIFA, Messi à segunda
Ronaldo aspira à quarta vitória no prémio atribuído pel FIFA, Messi à segunda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal