O Jogo

Há 11 pódios para defender

Entre os 90 atletas, pelo menos uma dezena quer medalhas

-

Portugal vai estar em seis das sete modalidade­s que compõem os novos Campeonato­s Europeus. Além de pódios, também já se luta pela qualificaç­ão olímpica em alguns casos

Embora falte conhecer a convocatór­ia do atletismo, que deverá ser divulgada amanhã, serão cerca de 90 os portuguese­s envolvidos nos novos Campeonato­s Europeus, em Glasgow e em Berlim, alinhando em seis das sete modalidade­s( faltará o golfe) e com vários candidatos amedalhas.

Ambas campeãs europeias em 2016, Patrícia Mamona (triplo salto) e Sara Moreira – foi ouro na meia maratona em Amesterdão, mas desta vez compete nos 10 mil metros – estarão em Berlim, tal como Nelson Évora (triplo), que há dois anos não passou da qualificaç­ão, mas, daí para cá, já alcançou o título europeu de pista coberta e terceiros lugares em dois Mundiais. Inês Henriques alinha na condição de campeã do mundo dos 50 km marcha e Tsanko Arnaudov também tentará repetir uma medalha (bronze) no peso.

Em Glasgow, Alexis Santos, Diogo Carvalho, Tamila Holub, Diana Durães e Victoria Kaminskaya são os nomes mais sonantes da natação, enquanto no remo, mesmo não sendo esperadas medalhas, o veterano Pedro Fraga encabeça a comitiva. Já a olímpica Filipa Martins lidera o contingent­e da ginástica artística.

O ciclismo tem todas as especialid­ades no programa pela primeira vez. Na pista, os gémeos Ivo e Rui Oliveira já conseguira­m prata e bronze há um ano e iniciam em Glasgow a luta pelos pontos da qualificaç­ão para Tóquio’2020. Na estrada, Rui Costa lidera uma equipa ambiciosa, mas o favorito é Peter Sagan. No triatlo, o Europeu também entra nas contas da qualificaç­ão para os Jogos Olímpicos e João Pereira defende o título conquistad­o háu mano em Kitzbuhel (Áustria ).

 ??  ?? Os medalhados do último Europeu de atletismo
Os medalhados do último Europeu de atletismo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal