O Jogo

João Filipe e Trincão são os reis do Euro

Os melhores marcadores do Europeu confirmam potencial e prometem um futuro brilhante

- PEDRO MARQUES COSTA

O golo decisivo, o quarto do jogo de ontem, até foi marcado por Pedro Correia, que passou as duas últimas épocas no Deportivo da Corunha, mas as grandes figuras desta inédita conquista portuguesa tiveram outros nomes: Francisco Trincão e João Filipe. Os dois extremos, promessas maiores de Braga e Benfica, respetivam­ente, até partilhara­m o prémio de melhor marcador da competição, com cinco golos cada um, mas a verdade é que deixaram muito mais do que isso neste Europeu da Finlândia. As grandes expectativ­as, neste caso individuai­s, foram amplamente confirmada­s pelos dois durante a competição, ficando a certeza de que o futuro do futebol português está assegurado.

Curiosamen­te, a história dos principais heróis da seleção orientada por Hélio Sousa até tem vários pontos em comum. Francisco Trincão nasceu em Viana do Castelo, começou a jogar aos cinco anos, passou pelo FC Porto ainda muito novo, mas foi em Braga, aconchegad­o pelo lar da avó, que se transformo­u na promessa (ou será certeza?) que é hoje. Por lá continua, com um contrato renovado mesmo antes do início do Europeu (até 2023 e uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros) e um lugar guardado no plantel principal de Abel Ferreira, ele que até diz identifica­r-se mais com Mahrez, uma das mais recentes contrataçõ­es do City de Pep Guardiola.

João Filipe – Jota, no mundo do futebol – foi, aos 15 anos, realizar testes no Manchester United, tendo sido rapidament­e apelidado como “o próximo Cristiano Ronaldo”. Não correu bem, e voltou ao Benfica, onde tudo começou em 2007, para ser campeão de iniciados, juvenis e juniores. O extremo ainda não se estreou pela equipa principal, mas já jogou, na última época, pela equipa B (14 partidas na II Liga), depois de Luís Filipe Vieira lhe ter renovado contrato até 2022. Ao que tudo indica, vai começar a próxima época novamente na equipa B, mas com a promessa de chegar rapidament­e ao topo do futebol nacional.

 ??  ?? João Filipe e Trincão foram os melhores marcadores
João Filipe e Trincão foram os melhores marcadores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal