O Jogo

Adeptos vibraram com os campeões

Na festa em solo português, houve elogios e a confissão de que já se pensa em vencer o Mundial sub-20

- MIGUEL GOUVEIA PEREIRA

“Conseguimo­s vencer jogo a jogo e fizemos história com esta geração”

Hélio Sousa

Selecionad­or nacional de sub-19

“Esta é uma geração muito forte, uma nova geração de ouro”

Francisco Trincão

Avançado do Braga

Os novos reis da Europa foram recebidos por mais de uma centena de pessoas, entre familiares, amigos e curiosos. Hélio Sousa enalteceu a postura dos seus jogadores e também o trabalho dos clubes

Foi uma longa espera para mais de uma centena de pessoas que fizeram questão de se deslocar ao aeroporto de Lisboa e saudar os novos campeões europeus de sub-19. O avião que trouxe os jovens lusos da Finlândia aterrou às 21h20, mas a pequena multidão só os vislumbrou mais de uma hora depois. Assim que viram os pupilos de Hélio Sousa, soltaram os gritos de praxe, como “nós somos campeões”, e cantaram o hino nacional. Os jogadores, a viverem um momento inesquecív­el na curta carreira, juntaram-se à festa e, assim que lhes foi possível, abraçaram os familiares e amigos.

“Já esperava este ambiente. No passado recente vieram cá saudar-nos e estamos habituados a este apoio”, comentou o selecionad­or nacional, com um ar cansado mas feliz. “Foi um trabalho árduo, com um grupo excelente de jogadores e pessoas extraordin­árias. Continuamo­s a construir uma identidade jogo a jogo e estamos a fazer história com esta geração”, prosseguiu.

No momento da festa, Hélio Sousa não esqueceu as gerações anteriores que estiveram na final da competição e lamentou que este troféu só agora tivesse chegado a Portugal. “Foi a terceira final nos últimos anos e, no passado, também tínhamos condições para ganhar. Este grupo foi à procura da superação e mostrou sempre um compromiss­o enorme”, lembrou o treinador, destacando o trabalho dos clubes: “Têm investido e dado boas condições para os jogadores evoluírem. Isso aumenta sempre a probabilid­ade de eles chegarem às Seleções.”

Autor de cinco golos e melhor marcador da equipa das Quinas, juntamente com João Filipe, Francisco Trincão foi um dos mais requisitad­os na chegada. Muitos foram os adeptos que quiseram tirar as selfies tão em voga com um dos heróis desta histórica conquista. “Queríamos mostrar que éramos capazes de ganhar. Esse foi sempre o nosso objetivo desde o início”, realçou o jogador do Braga, sem esquecer os colegas: “É uma geração muito forte, trabalhámo­s todos para ajudar a equipa e este é um momento único.”

Depois desta saudação, os novos heróis nacionais seguiram para a Cidade do Futebol, onde pernoitara­m. Hoje, são recebidos pelo Presidente da república, pelas 13 horas, no Palácio de Belém.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal