O Jogo

MAREGA RISCADO

EMPENHO DESAGRADOU A CONCEIÇÃO, QUE O MANDOU EMBORA MAIS CEDO DO TREINO DE QUINTA-FEIRA E NÃO O CONVOCOU POR “QUESTÕES EMOCIONAIS”

- ANDRÉ MORAIS ANTÓNIO M. SOARES BRUNO FILIPE MONTEIRO JOÃO MAIA

Mercado: maliano não gostou de saber que o FC Porto nem sequer admitiu ouvir proposta do West Ham

Compromiss­o: jogador disse ao treinador que desde a época passada tinha a promessa de sair se fosse campeão

Foi mandado mais cedo para o balneário no treino de quinta, já depois de ter dito ao treinador que a SAD lhe prometera deixá-lo sair se fosse campeão. FC Porto mantém posição e não pensa ceder nos números

Marega está fora do jogo de hoje e provavelme­nte também da receção ao Chaves, na primeira jornada da Liga. O avançado maliano foi afastado da convocatór­ia por Sérgio Conceição, que não se alongou muito nas explicaçõe­s mas falou de “questões emocionais” para justificar a surpresa, que ao início do dia ganhara forma nas redes sociais, com versões díspares sobre o sucedido mas todas a apontarem na mesma direção: o maliano não conta para o jogo de hoje. E o treinador portista confirmou-o ao nem o levar a Aveiro para o treino de adaptação ao estádio eà relva.

Há, efetivamen­te, um problema disciplina­r que separa as partes neste momento. O atacante insistiu na vontade de sair depois de o West Ham ter estado no Porto na semana passada. “Marega não faz batota. É normal que esteja chateado, porque lhe foram prometidas coisas que não estão a ser cumpridas”, conta Aziz Ben Aissa, empresário do jogador, a O JOGO. Com efeito, Marega disse a Conceição que o FC Porto prometera deixá-lo sair se a equipa fosse campeã e usou esse argumento para que o técnico abrisse mão dele. gostou desta posição de força, porque o jogador estava a treinar com normalidad­e e a ocupar um lugar entre os prováveis titulares de hoje. Além disso, não há conhecimen­to de qualquer promessa do género. A marcha-atrás não agradou nada ao treinador, mesmo que este, a brincar, tenha dito que “braço de ferro só com a Cristina Ferreira”.

O empresário do africano garante que “o jogador não quer ser ingrato com o FC Porto e gostava de deixar dinheiro nos cofres da SAD”. “Mas que seja um valor justo e razoável”, alerta. “Ele sabe que há uma cláusula e que tem mais dois anos de contrato. O FC Porto tem razão a esse nível, mas pedimos que sejam sensíveis à vontade de um jogador que foi fundamenta­l para o título”, acrescento­u.

A verdade é que Conceição já na quarta-feira não gostara da aplicação do jogador e quinta não perdoou aquilo que entendeu ser uma falta de compromiss­o para com a equipa. Por isso, mandou-o sair mais cedo da sessão, ainda que esta já estivesse na reta final. “Há temas internos, mas de comum acordo com a Direção. Eu vejo aquilo que é a capacidade do jogador em termos técnicos, táticos e físicos, mas também emocionais. Neste parâmetro, a Direção também tem uma palavra a dizer, porque este é um momento difícil para toda a gente, dentro daquilo que é a constituiç­ão dos plantéis. Neste microciclo de competição, cheguei à conclusão de que não devia incluir Marega”, explicou o treinador em conferênci­a de Imprensa. “No ano passado tivemos exemplos parecidos de jogadores a que aconteceu o mesmo e mais tarde foram importante­s na conquista do título. Este ano começámos mais cedo, é verdade, e estou cá para isso, para decidir e tomar decisões de forma mais ou menos simpática. Este momento não é fácil para as equipas de países que são mais vendedores do que compradore­s, há sempre alguma instabilid­ade e intranquil­idade, mas isso faz parte e eu, como líder do balneário, tenho de ver quem está em melhores condições para determinad­o jogo”, acrescento­u.

O jogador parecia convencido a ficar, mas o aparecimen­to do West Ham voltou a mudar tudo. A Premier League é um desejo antigo, mas a SAD não quer subtrair mais armas ao treinador e nem ouviu os ingleses: quem quiser levar Marega, terá de pagar a cláusula de rescisão (40 milhões de euros) ou então oferecer um negócio em moldes parecidos e muito vantajoso para os dragões. Os 30 milhões que estiveram em

Desilusão: Conceição ficou surpreendi­do com a falta de aplicação do jogador

Duelo: Marega já havia pedido para sair e vai bater na mesma tecla para forçar a ida para Inglaterra

cima da mesa não chegam, avisaram os portistas.

“Ninguém está a fazer guerra ou quer prejudicar o FC Porto, porque Marega gosta do clube eégra çasa o FC Porto que é desejado por vários clubes. Mas desejávamo­s que cumprissem a promessa e abrissem as negociaçõe­s, porque ele está com a cabeça em Inglaterra”, insistiu Aziz Ben Aissa. O FC Porto não gostou da falta de aplicação do jogador, até porque estes abequeéin tenção do clube renovar com ele e aumentar-lhe o salário, e não está disposto a ceder a chantagens, até para que a prática não se banalize. O mercado em Inglaterra fecha na próxima quintafeir­a e é provável que pouco se altere até lá. Depois, as coisas podem mudar e Marega ser reintegrad­o, se mostrar vontade de voltar a trabalhar com normalidad­e. Até lá deve ficar de fora dos treinos.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal