O Jogo

PORTUGAL TEVE ESTREIA AUSPICIOSA

Meia-final de Ana catarina Monteiro nos 100 mariposa e recorde nacional de Miguel Nascimento nos 400 livres animaram o arranque português em Glasgow

- NUNO FILIPE

Nadadores lusos tiveram quatro tempos dentro dos 16 primeiros, com destaque para os nono e décimo lugares de Diana Durães e Tamila Holub nos 800 livres. E quatro tempos na primeira metade da tabela

É costume dizer-se que a estreia marca sempre o desempenho­de qualquer equipa nos restantes dias de competição. Pois se é verdade, bem pode a natação nacional manter-se otimista para o que aí vem de Europeu de Piscina Longa, que se está a disputar em Glasgow (Escócia), depois de cinco dos sete nadadores em ação terem deixado muito boas indicações.

O destaque vai para a meiafinal de Ana Catarina Monteiro nos 100 mariposa, que a vila-condense percorreu por duas vezes em melhores tempos pessoais (59,63s de manhã e 59,44s de tarde), terminando em 15.ª, mas sobretudo deixando boas perspetiva­s para a sua grande prova, os 200 mariposa, que nadará no domingo. O recorde nacional, queédeS ara Oliveira, aindafic ou aquém(58,76s) coma particular­idade quedaria acessoà final, que fechou em 58,42s.

Não menos importante foi o tempo de Miguel Nascimento, nos 400 livres, que lhe permitiu conquistar um recorde nacional que já tinha nove anos (do tempo dos fatos de poliuretan­o) e era pertença de Jorge Maia. 3m51,89s foi o crono agora registado pelo nadador do Benfica, 40 centésimos abaixo do tempo de Maia e que lhe valeu o 19.º lugar final (entre 35 nadadores): “Este recorde estava na mira tendo em conta que já sou recordista nacional da distância em piscina curta”, referiu o nadador que hoje fará os 200 mariposa onde procurará roubar o recorde de Pedro Oliveira.

Nos 800 livres as boas classifica­ções de Diana Durães (nona) e Tamila Holub (10.ª) acabam um pouco “ensombrada­s” por serem lugares de… suplentes da final (prova é de final direta) e de apenas terem competido 18 atletas. Diana apresentav­a-se com o sexto tempo e tinha aspirações. Porém, o acesso à final acabou por se fixar em 8m33,40s, um pouco abaixo do seu recorde nacional (8m35,10s) e do seu tempo de ontem (8m35,53s).

“Estou em muito boa forma, o que me permite encarar o resto das provas com confiança” Miguel Nascimento

Nadador

 ??  ?? Miguel Nascimento bateu um recorde nacional com mais denove anos
Miguel Nascimento bateu um recorde nacional com mais denove anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal