O Jogo

Gedson nos sub-20 de Vitória

Será o quarto luso mais jovem a estrear-se na era deste técnico

- PAULO NUNES TEIXEIRA

“Gedson conhece de trás para a frente o que lhe é pedido pelo Rui” Leonel Pontes Treinador

Promovido ao plantel principal esta temporada, o camisola 83 deixou bons indicadore­s na pré-época e amanhã, na receção ao Fenerbahçe, poderá juntar-se a um lote restrito de atletas

Chamado por Rui Vitória aos trabalhos de pré-temporada, Gedson deixou bons indicadore­s e somou minutos atrás de minutos nos encontros particular­es realizados pelos encarnados. O médio de 19 anos impôs-se no miolo do terreno e tudo indica que amanhã, dia em que o Benfica disputa a primeira mão da terceira pré-eliminatór­ia da Liga dos Campeões com o Fenerbahçe, mantenha o lugar no onze. No entanto, mesmo que não seja titular e entre no decorrer da partida com os turcos, vai tornar-se num dos mais jovens jogadores portuguese­s do Benfica em ação na Champions. Com 19 anos e quase sete meses de idade, será o quarto mais novo a alinhar nesta prova sob a mão de Rui Vitória. À frente do internacio­nal sub-20 português surgem José Gomes, Renato Sanches e Gonçalo Guedes, também eles apostas do treinador do Benfica nas últimas épocas.

Para Leonel Pontes, Gedson não deverá acusar a responsabi­lidade, embora precise de gerir as emoções e adquirir mais experiênci­a. “Só o conseguirá se jogar e esta vai ser uma boa oportunida­de para ele. Fisicament­e, é um jogador com capacidade para progredir no terreno e dar capacidade ao processo ofensivo”, diz o treinador, acrescenta­ndo que poderá ser uma “surpresa interessan­te” no campeonato.

Promovido da equipa B, Gedsonp repara-separa figurar no top 10 dos atletas portuguese­s mais novos a debutar de águia ao peito na Liga dos Campeões neste século e está apto para o 4x3x3 e 4x4x2, sistemas que conhece bem da equipa B. “Deve conhecer de trás para a frente o que lhe é pedido pelo Rui”, completa Leonel Pontes, enquanto Daúto Faquirá considera que esta aposta na juventude surge na linha dos ideais de Rui Vitória. “Gedson é um jogador com qualidade que o Rui conhece e o Benfica tem apostado em alguns jovens, embora nem sempre as coisas corram da melhor maneira. Estamos numa fase embrionári­a e o Gedson deixou bons indicadore­s e esta é uma janela de oportunida­de que me parece que ele tem conseguido aproveitar”, comenta o treinador.

Apontado na época passada por Rui Vitória como uma das alternativ­as ao lugar de Krovinovic, por ocasião da lesão do croata, a confiança manifestad­a pelo líder dos encarnados poderá ser um estímulo adicional para o camisola 83. “Penso que o Gedson tem aproveitad­o esta pré-época como uma aprendizag­em. Neste momento, o Krovinovic não está disponível e o Benfica procura um outro oito, mas, às vezes, é mesmo assim que se vinga, jogando e aproveitan­do a oportunida­de dada pelo treinador”, sublinha Daúto Faquirá.

Refira-se que além de Gedson, Rui Vitória também conta com João Félix, atacante ainda mais novo que o médio – tem 18 anos – e que poderá ser um das opções para o encontro de amanhã no Estádio da Luz, frente ao emblema turco.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal