O Jogo

RECORDE DE LUSOS NA PREMIER LEAGUE

INGLATERRA Pela primeira vez, contingent­e português na liga mais mediática do globo alcança as duas dezenas Há portuguese­s em nove clubes, mas os Wolves de Espírito Santo superam Chelsea de Mourinho (de 2008/09) como equipa mais lusitana de sempre na prov

- CARLOS ALBERTO FERNANDES

A edição 2018/19 da Premier League arranca na sextafeira com a visita do Leicester a Old Trafford, num aperitivo para uma prova onde se deverá confirmar a maior representa­ção portuguesa de sempre – 21 esperados, embora possa haver acertos finais. Mesmo consideran­do um eventual

fluxo final de jogadores nos últimos três dias de mercado, pode esperar-se a estreia de 16 lusos (incluindo o técnico Nuno Espírito Santo) no campeonato mais mediático do mundo.

Nem será preciso contabiliz­ar as promessas João Virgínia (Everton), Pedro Gonçalves (Wolverhamp­ton), RafaelCa- macho (Liverpool) Xande Silva e Domingos Quina (West Ham) – que aguardam oportunida­des nas equipas principais dos seus clubes –, para que Portugal passe a figurar entre os países com maior representa­ção na prova, logo a seguir aos maiores fornecedor­es Espanha, França, Bélgica, Holanda e Brasil. A subida de escalão dos Wolves tem um impacto muito significat­ivo neste novo mosaico, até porque a equipa das West Midlands vai ser a equipa mais lusitana de sempre na prova, superando o Chelsea de Mourinho, de 2008/09, que fez atuar na liga seis lusos: Deco, Bosingwa, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Hilário e Quaresma. Nessa edição de há dez anos, participar­am, ao todo na liga, 14 portuguese­s – o registo máximo até ao presente.

Ainda assim, não foram mais de cinco as contrataçõ­es de lusos neste defeso por emblemas da Premier League. Os laterais Ricardo Pereira (Leices- Rui Patrício, Moutinho, Ricardo Pereira, Diogo Dalot e Xande Silva são o quinteto de portuguese­s novidade em Inglaterra ter) e Diogo Dalot (Manchester United) foram negociados com o FC Porto, o Wolverhamp­ton recrutou João Moutinho (Mónaco) e Rui Patrício (em litígio com o Sporting), enquanto o Braga colocou Xande Silva no West Ham. Continua, entretanto, a aventar-se a possibilid­ade do regresso de João Mário a Inglaterra tal como a hipótese de André Silva seguir igual trajeto, mas o tempo escasseia.

 ??  ?? O Leicester pagou 20 milhões de euros ao FC Porto pela contrataçã­o de Ricardo
O Leicester pagou 20 milhões de euros ao FC Porto pela contrataçã­o de Ricardo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal