O Jogo

SOBE O PAÇOS E MAIS UM...

FAVORITOS 18 treinadore­s foram convidados por O JOGO a apontar os dois clubes que vão subir de divisão. 17 indicaram os pacenses...

- JOÃO MAIA CLÁUDIA OLIVEIRA

Fator Vítor Oliveira levou a esmagadora maioria dos inquiridos a colocar o conjunto da Capital do Móvel como candidato a regressar à I Liga. Logo a seguir, pela história e não só, vem a Académica

É, literalmen­te, o Paços de Ferreira e mais um. No dia em que começa a II Liga, O JOGO perguntou a um painel de 18 treinadore­s, tantos quantas as equipas que participam no segundo escalão, quais são os dois clubes que vãosubiràI Liga. Já se sabe que desta equação estão excluídas as agora quatro equipas B, pois o Sporting extinguiu a formação secundária, e entre as opiniões recolhidas, 17 técnicos apontaram o Paços de Ferreira como um dos favoritos a regressar ao convívio dos grandes. O grande motivoéapr­esenç ado “mestre das subidas” no banco pacense. Henrique Nunes, Jorge Casquilha, André David, Manuel Monteiro, Quim Berto, Francisco Chaló e Paulo Alves fizeram questão de sublinhar o fator Vítor Oliveira. “Onde entra Vítor Oliveira, há sempre os melhores jogadores”, defendeu Quim Berto. “O Paços tem o homem certo”, atirou Henrique Nunes. Aliás, só Rui Quinta é que não mencionou o nome dos pacenses.

Apesar de serem 14 os clubes que sonham com a promoção, os treinadore­s consultado­s por O JOGO reduziram a luta aseis. Para além de Paços, Académica (sete referência­s), Estoril (cinco), Arouca (três), Leixões (duas), Penafiel e Famalicão, uma cada, também foram apontados como candidatos. Se José Viterbo aponta a Briosa ao falar comoc oração–o técnicoéna­tural de Coimbra –, Ricardo Soares, André David ou QuimBertol em bramo“historial” dos estudante senão só. ”O treinador tem muito mérito”, frisou André David.

Na Amoreira mora, para Jorge Casquilha, uma equipa que “parte à frente”. “É um clube com uma estrutura consolidad­a de I Liga e reforçou-se muito bem”, comenta. “O Estoril tem uma equipa forte e quer regressarà­I Liga ”, lembrouPet­it.Es te também poderás ero ano do Arouca. Quem o defende são Henrique Nunes, Rui Amorim e Fernando Pereira, embora Sérgio Boris também tenha mencionado os arouquense­s como terceira opção. “Deforma inteligent­e conseguira­m manter a estrutura técnica e a maioria dos jogadores. O Miguel Leal fez uma boa recuperaçã­o na temporada passadae tem bom currículo ”, opinou Fernando Pereira.

Ricardo Sousa considera que o Leixões tem “o melhor plantel” e que irá subir caso as maisvalias existentes em Matosinhos sejam “bem geridas”, enquanto Rui Amorim vincou o “novo projeto” existente em Famalicão, clube que passou a SAD neste defeso. Embora todos recordem que fazer previsões na II Liga é arriscado, dado o equilíbrio existente na prova, e que a luta vai ser alargada a “mais equipas”, como fez questão de reforçar Petit, certo é que já há quem olhe para certos emblemas com outros olhos. Não fossem 16 dos 18 treinadore­s já terem passado pela II Liga (só Petit e Ricardo Sousa é que não têm experiênci­a no segundo escalão), sendo que dois deles (Álvaro Magalhães e Paulo Alves) lograram vencer a prova.

A maratona começa hoje e prolonga-se até 19 de maio, dia em que se conhecerá que clubes irão fazer a sempre bonita festa da subida.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal