O Jogo

W52-FC Porto carimba o tri

Pinto da Costa: “Benfica na Volta? Isto decorreu com tanto desportivi­smo e lealdade…”

-

Para os corredores da W52FC Porto, a bênção tornouse fundamenta­l. Esta época reforçou a crença, pois a cerimónia não se fez no início de época e as quedas sucederam-se. Mas o padre esteve na Volta!

O padre José Camilo, cónego provincial na congregaçã­o dos Sacerdotes do Coração de Jesus, conhecidos como dehonianos, vive em Lisboa, mas vai todos os anos a Sobrado, no início da temporada, para fazer uma oração e uma bênção aos ciclistas. É assim desde 2013 e “sempre a vencer”, atira logo. Este ano, por sinal, a cerimónia não se fez e a época... correu mal. “Sempre que caía um, eles telefonava­m a lembrar a falta da bênção”.

Na noite anterior ao início da Volta, em Setúbal, o padre Camilo não faltou. “Fiz uma oração, entregando uma pequena medalha a cada um”. O hexa não falhou. “Acredito que o que faço é mais uma força. Vejo os corredores como exemplos, são gente que luta, formam uma família. Ganha aquele que tiver mais força, mas acredito que a intervençã­o divina ajuda”, diz, admitindo também funcionar como um psicólogo da equipa.

“Todos nós acreditamo­s que há um ser superior e contamos com ele nos momentos difíceis”, diz o padre Camilo, com muitos exemplos para reforçar a imagem: “Nas grandes dificuldad­es eles têm algo que os ajuda. Repare-se no Vinhas, que devido à queda lamentou a bênção não ter pegado. Pois bem, basta olhar o que sobrou do capacete dele para se perceber que pegou e muito!”

 ??  ??
 ??  ?? Padre Camilo regou Gustavo Veloso com champanhe pelo sexto ano consecutiv­o
Padre Camilo regou Gustavo Veloso com champanhe pelo sexto ano consecutiv­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal