O Jogo

“O que Vinhas fez é próprio... do Vinhas”

Nunca pensou parar com o calor e a queda do “irmão” foi o mais marcante

-

“Em determinad­os momentos, parecia que estávamos dentro de um forno. Os bombeiros é que nos refrescara­m” “Foi numa descida que percebi poder abrir um espaço. Acabei por chegar isolado” Raúl Alarcón

W52-FC Porto

Fuga para a primeira vitória foi “irónica” e a etapa da Senhora da Graça foi bonita, mas Alarcón não chegou a ver a paisagem. A análise curiosa de uma Volta azul e branca

Raúl Alarcón recordou com agrado alguns dos momentos mais importante­s da Volta que venceu.

Como sentiu o calor no Alentejo...

—Em determinad­os momentos, parecia que estávamos dentro de um forno. Os bombeiros, que sempre nos refrescara­m, é que tornaram as etapas possíveis.

Nunca pensaram parar?

—Não, nunca se falou disso. Nós sabemos respeitar as organizaçõ­es.

Na etapa de Oliveira do Hospital atacou duas vezes a subir, superou uma avaria e isolou-se a descer. Foi uma forma irónica de chegar à amarela?

—Será mesmo isso, irónico! No primeiro ataque ficaram poucos corredores. Depois, quase caí quando me saltou a corrente e até atirei o Henrique Casimiro ao chão. Arranquei outra e foi numa descida que percebi poder abrir um espaço. Acabei por chegar isolado. Não foi a primeira vez que o fiz. Sempre disse que se pode ganhar tanto em subidas como em descidas. Um corredor tem de arriscar e esperar que saia tudo bem.

O momento mais tocante foi a queda de Vinhas?

—Estava na frente, com toda a equipa, quando o Vinhas disse que ia ao carro, uma situação normal nas etapas. Depois, ouvimos: ‘Vinhas caiu, Vinhas caiu’. Não sabíamos bem o que tinha acontecido até ele regressar para junto de nós. Nesse momento, fiquei muito impression­ado, ele tinha a cara desfigurad­a. Sendo para mim um irmão, fiquei tão abalado que nem conseguia falar. Tinha medo que lhe pudesse acontecer algo de muito mau, devido à pancada com a cabeça.

Ele foi premiado como um herói...

—Para mim é isso mesmo. É uma grande pessoa. Aquilo que fez, continuar na Volta naquelas condições, é próprio... do Vinhas.

Definiu a etapa da Senhora da Graça como dura e bonita. Conseguiu ver a paisagem?

—Disse que era bonita, mas na realidade não conseguimo­s ver. Fomos a montanhas que nunca tínhamos subido e de que gostei muito. Também foi bonita por ter ganho e pelo que a equipa fez.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal