O Jogo

Ricardo Horta com rendimento de Seleção

Ninguém apresenta registos como os do extremo em Portugal

- PEDRO MARQUES COSTA

Ricardo Horta recebeu várias propostas para sair durante este verão, mas Abel Ferreira exigiu a sua continuida­de em Braga. Nos últimos meses, não há ninguém com registos tão bons em Portugal

Três golos nos primeiros dois jogos da época são apenas o lado mais visível da importânci­a que Ricardo Horta tem atualmente no Braga. O extremo, convertido no elemento mais decisivo da equipa de Abel Ferreira, soma números absolutame­nte incríveis ao longo dos últimos meses, que já o tinham transforma­do num dos melhores jogadores do último terço do campeonato 2017/18. O arranque desta época fez-se novamente a um ritmo alucinante, com a assinatura em golos decisivos no empate com o Zorya (1-1) e na vitória frente ao Nacional (4-2).

Ao todo, nos últimos 14 jogos em que participou, Ricardo Horta esteve diretament­e ligado a 16 golos do Braga (dez marcados e mais seis assistênci­as). Estes números não têm paralelo em Portugal no mesmo período de tempo, e só mesmo Bas Dost (participaç­ão em 14 golos) e Bruno Fernandes (13) se conseguem aproximar do feito do extremo arsenalist­a.

Este ciclo infernal de Horta começou em fevereiro, depois da eliminação europeia da última época, que, curiosamen­te, se fez com um golo do extremo na despedida frente ao Marselha (triunfo por 1-0 na Pedreira, depois de uma derrota pesada em França por 3-0). Seguiram-se golos, assistênci­as, e uma influência crescente na equipa, ao ponto de ter relegado definitiva­mente Fábio Martins para o banco.

Aos 23 anos (completa 24 em setembro), Ricardo Horta é um dos imprescind­íveis do Braga–recebeu boas propostas para sair, mas Abel Ferreira exigiu a sua continuida­de – e o seu rendimento justifica, desde já, uma candidatur­a à Seleção Nacional para o ciclo que se segue, de apuramento para o Euro’2020. O regresso à equipa das Quinas é um dos objetivos de Horta, que já soma uma internacio­nalização, com Paulo Bento, precisamen­te no primeiro jogo da qualificaç­ão para o último Mundial.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal