O Jogo

AO RITMO DE 120 ANOS DE VIDA

Clube centenário dedica-se ao futebol, judo e à dança desportiva. Andebol é a aposta que se segue

- CLÁUDIA OLIVEIRA

Nasceu a 13 de março de 1898, com cinco modalidade­s e sem futebol. O Sport Clube Vianense alargou o leque, passou por dificuldad­es e agora vive, também, à velocidade de uma dança

Quando chegamos à sala polivalent­e do Centro de Saúde da Meadela, para conhecer “um dos clubes mais antigos do país, com atividade ininterrup­ta”, somos recebidos com música. E a música combina bem com o Vianense, um clube em festa pelo aniversári­o recente. O ritmo que nos acolhe nãoéod os parabéns,éo das aulas de dança desportiva. A modalidade, cujos programas televisivo­s ajudaram a promover, “avalia a técnica, a execução dos passos, o ritmo, o tempo de entrada na música e o vestuário”. Vanda Pego, professora, explica que esta é uma competição“muito rigorosa ”, composta por cinco temas latinos e cinco temas clássicos, sob a alça dada Federação Portuguesa de Dança Desportiva.

Hoje, estão poucos alunos na aula, mas são mais de 30 praticante­s, desde os sete anos aos septuagená­rios. Continua, no entanto, a ser difícil captar homens. “Os que vêm são arrastados pelas companheir­as”, diz Vanda. O pequeno Gonçalo veio para a dança por influência da irmã Marta e reconhece que são “meninas a mais”, quando comparado com o futebol ou as aulas da academia de música, que também frequenta. Mas o incómodo desaparece quando se pergunta se a dança ajuda a arranjar namoradas .“Ohhhh ...”, desconvers­a a encolher os ombros e desviar o olhar. Em 1898, quando nasceu, o desporto-rei não fazia parte do Vianense. O clube dedicou-se às modalidade­s náuticas, velocipedi­a, esgrima, ginástica e tiro. O futebol viria mais tarde, no mesmo ano em que se cria a Associação de Futebol de Viana do Castelo, 1923. O peso do Vianense era de tal ordem que o organismo de futebol começou por funcionar na sede do clube. Mas o domínio do futebol acabaria por se fazer sentir no clube, com meio milhar de atletas. O futebol abrange mais de metade (300), nas 14 equipas de formação, a equipa sénior e a de veteranos. Os restantes são distribuíd­os pelo judo e pela dança. O andebol vai juntar-se a estas modalidade­s em breve.

A dança tem conseguido ajudar na aproximaçã­o do clube centenário à cidade e tem apoiado a dinamizar a cultura local. Foi com o Vianense que nasceu o Festival de Dança de Viana, que vai na sua quinta edição, lotando o Centro Cultural da cidade. Para além da “alegria” quedá a Marta, a dança trabalha aparte cárdioea coordenaçã­o .“Tive uma aluna que deixou de tomar antidepres­sivos quando começou a dançar”, diz Vanda. Por isso, mesmo que não saibam fazer um shine ou reconhecer uma Jive (estilo de dança), esta é uma modalidade com vantagens.

Agora, ao pensar em Viana, lembrem-se do monte de Santa Luzia, das bolas de Berlim do Natário... e do Vianense.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal