O Jogo

Abater passivo para ter futuro

Rui Pedro tomou posse há quase três anos e teve de lidar com grandes problemas económicos

-

Mais de um milhão e meio de passivo e património em hasta pública eram o prenúncio de falência iminente. Direção pôs mão à obra, contou com o apoio da autarquia e não deixa de traçar objetivos

Quando tomou posse como presidente do clube, em outubro de 2015, Rui Pedro sabia o que ia encontrar, porque tinha estado na anterior Direção até se demitir por discordânc­ia com o rumo traçado. “Infelizmen­te para o clube, eu estava certo”, desabafa. A sua candidatur­a teve como objetivo “impedir que o clube fechasse portas”, por ser “uma instituiçã­o de relevo para a cidade, com papel importante na formação”. Mas a tarefa foi hercúlea. “Tivemos de implementa­r uma troika: esmagar as despesas, racionaliz­ar custos e aumentar as receitas”, lembra. O esmagar da despesa acabou por afetar a equipa sénior de futebol, cujo custo mensal era superior ao total da verba agora gasta a 30 dias. O passivo era superior a um milhão e meio de euros, tinham mil euros no banco e património edificado em hasta pública. “Mais uma vez a Câmara veio em auxílio do clube. Tinha o direito de preferênci­a na aquisição do imóvel da nossa sede e avançou. Depois, fez-nos um contrato de comodato a 40 anos”, conta o presidente que agora gere um orçamento anual de 300 mil euros, sendo que, “25 a 30 por cento deste valor são para abater o passivo”.

As verbas são conseguida­s com o aumento do número de sócios e parceiros e a participaç­ão em iniciativa­s tão diversas que incluem a exploração de espaços na festa de Nossa Senhora da Agonia. A assertivid­ade com que agora lembra essas decisões não ilude as dúvidas que assombrara­m os dirigentes. Confessa que houve momentos em que a sua Direção não sabia exatamente como ia superar os problemas, mas norteou-se sempre pelo “enorme respeito pelo passado”.

O próximo passo é requalific­ar as instalaçõe­s e “criar condições para que o clube viva, no mínimo, mais 120 anos”, anseia.

 ??  ?? Rui Pedro quer ver agora as instalaçõe­s requalific­adas
Rui Pedro quer ver agora as instalaçõe­s requalific­adas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal