O Jogo

PAULO BENTO NA COREIA DO SUL

Treinador português estabelece­u um princípio de acordo para orientar os asiáticos até ao Mundial’2022

- ANTÓNIO PIRES RODRIGO CORTEZ

Carlos Queiroz também chegou a estar nos planos, mas, numa segunda fase de análise aos candidatos, os sul-coreanos preferiram o antigo selecionad­or nacional ao croata Bilic e ao espanhol Quique Flores

Paulo Bento chegou a acordo com a federação da Coreia do Sul para assumir o cargo de selecionad­or daquele país asiático. O JOGO sabe que há um princípio de acordo entre ambas as partes, prevendose que a oficializa­ção seja feita hoje através de conferênci­a de Imprensa. Em princípio, o contrato será de quatro anos, contemplan­do assim a realização do próximo campeonato do mundo, a disputar no Catar em 2022.

A estreia terá lugar frente à Costa Rica, no dia 7 de novembro, seguindo-se quatro dias depois mais um jogo de preparação frente ao Chile. Logo no início de 2019, em janeiro, Bento tem a primeira prova de fogo, ao disputar a Taça da Ásia (equivalent­e ao Campeonato da Europa) nos Emirados Árabes Unidos. Na fase de grupos, a Coreia do Sul defronta China, Filipinas e Quirguistã­o.

Ainda não foram divulgados outros pormenores, mas o jornal “Donga” explicou que o português foi escolhido numa segunda fase de seleção. Primeiro, a federação sul-coreana teve como hipóteses Carlos Queirós, assim como o mexicano Juan Carlos Osorio e o francês Hervé Renard. Este trio foi descartado e, já mais recentemen­te, um dirigente federativo veio à Europa, entrandoem­contacto,paraalém de Bento, com o croata Slaven Bilic e o espanhol Quique Flores. O português foi o que melhor correspond­eu aos critérios pretendido­s, nomeadamen­te ao nível dos títulos ganhos (quatro no Sporting e um no Olympiacos), da percentage­m de vitórias na seleção portuguesa e do conhecimen­to do futebol asiático (esteve a treinar na China).

 ??  ?? Paulo Bento iniciou a temporada no Chongqing Lifan, onde disputou 13 desafios
Paulo Bento iniciou a temporada no Chongqing Lifan, onde disputou 13 desafios

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal