O Jogo

Schumacher é um mistério

Ex-piloto não vai para Maiorca e a família continua sem divulgar o seu estado. Já lá vão 1693 dias...

- CARLOS FLÓRIDO

As últimas notícias sobre a condição física de Michael Schumacher já têm mais de um ano e limitaram-se à afirmação do advogado de que não podia andar, num processo contra a revista que escrevera o oposto

Foi a 29 de dezembro de 2013 que Michael Schumacher, o maior campeão da história da Fórmula 1, teve um acidente quando esquiava com o filho, batendo com a cabeça numa pedra e sofrendo lesões cerebrais graves. Colocado em coma mais de um ano, foi transferid­o para a sua casa de Gland, na Suíça, em setembro de 2014 e aí permanece desde então, envolto num mistério total. A notícia de que iria mudar para uma mansão em Maiorca seria das maiores novidades de uma recuperaçã­o que já vai em quatro anos e quase oito meses, mas ontem a sua família desmentiu-a. A casa que foi do presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, servirá apenas para as férias da mulher, Corinna, e dos filhos, Mick e Gina-Maria.

Sobre a evolução do heptacampe­ão mundial soube-se apenas, em abril de 2015, que tinha “momentos de consciênci­a e despertar”. Em novembro de 2016, Ross Brawn, atual diretor da Fórmula 1, co- meçou por dizer que a família ainda esperava “vê-lo como foi ”, par amais tarde ter de fazer um desmentido :“Continuamo­s are zarpara que ele recupere. Fui interpreta­do como tendo dito que estava a melhorar, mas não era isso que queria dizer.”

As informaçõe­s mais recentes surgiram há um ano, depois de a revista “Bunte” ter escrito que Schumacher “já enviava sinais do seu mundo distante” e poderia “andar com a ajuda dos terapeutas”. A publicação foi condenada a pagar 50 mil euros, por informaçõe­s falsas, e o advogado da família teve de informar, em tribunal, que “não pode andar”. Sabine Kehm, a manager que tem preservado a privacidad­e da família, acabou por explicar que “infelizmen­te, temos de clarificar que a notícia de que pode andar não é verdadeira”, criticando as “especulaçõ­es que dão falsas esperanças”. “A saúde do Michael não é um assunto público, portanto continuare­mos sem fazer comentário­s”, disse ainda Kehm, mantendo o mistério.

“A saúde do Michael não é um assunto público” Sabine Kehm Manager de Michael Schumacher

 ??  ?? Michael Schumacher recupera nesta casa, em Gland, desde setembro de 2014
Michael Schumacher recupera nesta casa, em Gland, desde setembro de 2014

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal