O Jogo

La Liga emigra para os Estados Unidos

Projeto conjunto entre espanhóis e americanos cria a La Liga North America, uma missão transatlân­tica com o Mundial’2026 em linha de vista

- FILIPE ALEXANDRE DIAS

Um jogo do campeonato espanhol vai ser jogado nos “States”, onde os clubes do país vizinho vão ganhar maior projeção. Empreendim­ento ambiciona mudar a face do desporto-rei. Mas jogadores estão contra

De olhos postos no Mundial’2026 que se vai realizar nos EUA e no desenvolvi­mento do futebol na América do Norte, foi ontem anunciada a criação da La Liga North America, um empreendim­ento conjunto e abrangente que tem como atrativo a realização de um jogo grande por época de La Liga nos “States”.

A “joint venture”, ontem noticiada pela Imprensa espanhola, tem como parceiros La Liga e a multinacio­nal Relevent – responsáve­l pelo sucesso da Internatio­nal Champions Cup em termos de chamamento de público –, compreende uma afirmação maior docampeona­toespanhol­num terreno há muito considerad­o fértil para exploração. O acordo visa a criação de escolas de futebol, formação de treinadore­s de formação, ações de marketing, bem como alavancar marcas.

O entusiasmo está a mover os protagonis­tas pelo projeto. A Relevent considera estar-se perante “um ponto de inflexão no futebol”, ao passo que Javier Tebas, presidente de La Liga considerou: “A nossa intenção passa por fomentar a paixão do futebol à escala mundial. Este acordo é revolucion­ário e sem dúvida que vai dar um impulso fundamenta­l para a popularida­de de um desporto tão bonito.” Importa salientar que a abrangênci­a dos planos ontem reveladose­stende-seatodooma­pa da América do Norte, uma vez que o Canadá será igualmente parte ativa das atividades daquela que é já considerad­a pelos responsáve­is como “uma grande aventura”, que promete alargar também o alcance dos clubes espanhóis.

O projeto não tem, contudo, o apoio de todos. A Associação de Futebolist­as Espanhóis opõe-se e assinala: “Na sua linha habitual, a Liga Espanhola prescinde da opinião dos futebolist­as e compromete-os em ações que só a ela beneficiam, sem se importar com a saúde e os riscos dos jogadores.”

 ??  ?? Em princípio, Real Madrid ou Barcelona serão os clubes eleitos para jogar nos EUA
Em princípio, Real Madrid ou Barcelona serão os clubes eleitos para jogar nos EUA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal