O Jogo

A FESTA DA TAÇA AGORA É TAMBÉM NO CAMPEONATO

A envolvênci­a que rodeia as partidas no Estádio Nacional pode ajudar a um aumento do número de adeptos nos jogos caseiros do Belenenses: contra o FC Porto deve ser batido o recorde

- RODRIGO CORTEZ

A Liga começou a contar oficialmen­te os espectador­es em 2009/10 e, desde essa data, 12 900 foi o número máximo de pessoas que assistiram a uma receção do Belenenses ao FC Porto

O Belenenses-FC Porto desta tarde não vai esgotar os cerca de 37 mil lugares do Estádio Nacional, mas terá por certo uma das maiores lotações em toda a história recente das receções aos Dragões por parte dos azuis de Lisboa. Desde que há estatístic­as oficiais da Liga quanto a este item (2009/10), o recorde deste embate foi estabeleci­do na época passada, quando 12 900 pessoas estiveram nas bancadas do Restelo para assistir à vitória da equipa da casa por 2-0. Pois bem, esta época, esse número, ou pelo menos bem perto dele, será atingido só com adeptos do FC Porto. Como são esperados cerca de cinco mil indefetíve­is da equipa da casa, a lotação pode ultrapassa­r largamente o recorde citado acima. “Contra o FC Porto tinham estado quase 13 mil na época passada e agora espera-se 17 ou 18 mil neste mesmo jogo. Já para a Taça da Liga tínhamos tido 500 adeptos no Restelo contra o Real Sport Clube na época passada e, esta época, estiveram 1200 com a Oliveirens­e”, explicou José Luís, diretor desportivo da SAD dos azuis, otimista em relação ao efeito positivo que o Estádio Nacional poderá ter em termos de público.

Desta vez, a principal explicação até deverá passar pelo grande entusiasmo dos adeptos portistas em relação à sua equipa neste início de temporada, mas também não será de desprezar a exaltação que o cenário da partida causa no comum dos adeptos: Jamor é sinónimo de final da Taça, que por sua vez é sinónimo de festa rija. Convívio, contacto com a natureza, mas também comes e bebes.

Os adeptos portistas, aliás, até se organizara­m no sentido de chegarem bem cedo ao Estádio Nacional, por volta da hora de almoço, para o convívio na mata do Jamor. A principal claque do FC Porto, os SuperDragõ­es, levará ao recinto perto de 3500 adeptos, mas há que contar com significat­iva presença do Coletivo 95 e ainda com os restantes adeptos que não pertencem aos grupos organizado­s.

“Na época passada estiveram quase 13 mil, agora espera-se 17 ou 18 mil”

José Luís

Diretor desportivo do Belenenses

 ??  ?? FC Porto volta ao Jamor esta tarde, onde não joga desde maio de 2016 quando perder com o Braga a final da Taça
FC Porto volta ao Jamor esta tarde, onde não joga desde maio de 2016 quando perder com o Braga a final da Taça
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal