O Jogo

“Braga campeão? Se fosse fácil não valeria a pena”

-

Ex-bracarense considera que o sonho de António Salvador e de Abel Ferreira de ver o clube conquistar a título até 2021 é concretizá­vel, porque a diferença para os crónicos candidatos está mais curta

A saída repentina de Braga surpreende­u-o, mas não acabou com o apreço de Xeka pelo clube. O médio continua a seguir os arsenalist­as e está convencido de que o sonho de António Salvador e Abel Ferreira de festejarem o título até 2021 não é descabido. O jogador de 23 anos acredita que os bracarense­s têm dado passos firmes nos últimos anos e vê a diferença para os crónicos candidatos à conquista do campeonato diminuir a cada dia.

Esperava ter ficado mais anos em Braga?

—Sinceramen­te, pensava que ia ficar mais tempo. A saída foi uma coisa muito rápida. Lembro-me de estar a caminho do treino no dia 31 de janeiro e de me terem ligado a dizer que tinha de fazer as malas para ir para França. Parecia que não era real. Cheguei a França e mesmo na altura do meu primeiro jogo, passados dois ou três dias, ainda parecia uma coisa abissal. Foi uma mudança muito radical, para um campeonato diferente e uma equipa nova, que, ainda por cima, não estava bem. Foi preciso um pouco de estômago para lidar com isso tudo. Felizmente, correu tudo bem.

Abel Ferreira confessou o sonho de ver o Braga campeão até 2021. Acredita que é possível quebrar a hegemonia dos últimos anos de FC Porto e Benfica?

—É difícil, mas, se fosse fácil, não valeria a pena. Como se viu na época passada, o Braga realizou um campeonato espetacula­r e os pontos que fez teriam chegado para ser campeão em anos anteriores. Às vezes também é preciso ter sorte. O Braga tem dado passos pequeninos, mas tem sido consistent­e e tem vindo

Médio vê maior atreviment­o por parte dos clubes mais pequenos e acredita que isso levará a resultados surpreende­ntes nos jogos em casa dos grandes

a aumentar o nível todos os anos. Continuand­o com esta linha de trabalho, acho que ficará cada vez mais forte e tem possibilid­ades de lutar pelo título.

Vê a diferença para os três crónicos candidatos mais curta?

—Sem dúvida. A qualidade tem vindo a aumentar todos os anos. Antigament­e FC Porto e Benfica tinham equipas cheias de craques, que faziam a diferença em todos os jogos, e os clubes mais pequenos tinham problemas. Agora, vemos equipas pequenas irem à Luz ou ao Dragão jogar para ganhar e fazer resultados positivos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal