O Jogo

O melhor Otávio de sempre

Três assistênci­as e um golo no melhor arranque da carreira do brasileiro

- BRUNO FILIPE MONTEIRO

Adaptação ao lado direito ainda não está completa, mas o brasileiro tem feito um esforço para correspond­er à exigência de Sérgio Conceição. Números vão sustentand­o a aposta do treinador

Desafiado a melhorar o rendimento do passado recente, Otávio está a protagoniz­ar o melhor começo de época da carreira, tendo sido o único jogador do FC Porto a somar, pelo menos, uma ação decisiva em cada um dos três jogos oficiais realiza dosem 2018/19. Depois das assistênci­as efetuadas com o Aves (Supertaça Cândido de Oliveira) e o Chaves (1.ª jornada da I Liga), o brasileiro marcou na visita à casa do Belenenses (2.ª jornada). Um golo conseguido com um misto de intuição (adivinhou o atraso de Dálcio) e felicidade (o médio colocou-lhe a bola nos pés ), e surgido numa fase bastante prematura da temporada quando comparado com as duas anteriores nos dragões. Em 2016/17, por exemplo, festejou pela primeira vez “apenas” ao sétimo (Copenhaga) encontro oficial, embora tenha fechado a temporada com três golos e sete ofertas. Já em 2017/18, “só” o logrou ao nono (Lusitano de Évora), terminando com três disparos certeiros e um passe para golo.

Depois de não ter contribuíd­o tanto quanto gostaria para o título alcançado na época passada, fruto de um conjunto de lesões que lhe travaram a afirmação no onze, Otávio está a aproveitar as oportunida­des que tem recebido desde a pré-temporada. A adaptação ao lado direito está longe de estar completa, porque a tendência para ir para zonas mais interiores do terreno (onde é mais influente) é enorme, mas o brasileiro de 23 anos está a fazer um esforço para correspond­er às exigências de Sérgio Conceição. O treinador portista tem noção dessa vontade e não está disposto a desistir da ideia numa fase tão precoce do calendário, pelo

menos no figurino inicial da equipa, até porque as caracterís­ticas de André Pereira – e mesmo de Marega – possibilit­am-lhe uma mudança estratégic­a sem gastar uma substituiç­ão.

Com a probabilid­ade de chegar uma cara nova para a ala direita a cair à medida que o fecho do mercado se aproxima, Otávio vai-se apresentan­do como o ”reforço” que Conceição tanto desejava. O arranque foi prometedor. Agora só lhe falta a consistênc­ia.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal