O Jogo

Abel mexe no miolo

O desastre defensivo dos últimos dois jogos evidenciou as dificuldad­es da dupla de meio-campo. Abel vai mudar já com o Aves

- PEDRO MARQUES COSTA

O principal problema dos últimos dois jogos esteve na incapacida­de de Fransérgio e João Novais formarem uma boa dupla de meio-campo. Claudemir e Palhinha são as soluções para o imediato

O segundo jogo da eliminatór­ia com o Zorya tinha adensado a dúvida que acabou confirmada depois do descalabro dos Açores: Fransérgio e João Novais, dois médios com caracterís­ticas mais ofensivas e de pouca intensidad­e defensiva, estão longe de cumprirem os requisitos exigidos pela tática de Abel Ferreira para formarem uma dupla eficaz no meio-campo. As circunstân­cias que antecedera­m a receção ao Zorya (transferên­cia de Vukcevic, lesão de Claudemir e impossibil­idade de contar com Palhinha) obrigaram o treinador a jogar sem um médio mais defensivo, mas a aposta em Fransérgio e João Novais manteve-se nos Açores apesar de já haver Palhinha para lançar (ficou no banco e entrou no momento que antecedeu o terceiro golo do Santa Clara). Abel arriscou na mesma dupla – ou não, dependendo da perspetiva – e perdeu.

Na época passada, muito do sucesso da equipa passou precisamen­te pela forte dinâmica dos dois médios, que se perdeu agora com as saídas de Vukcevic, Danilo e André Horta. Aliás, e antes de se lesionar, Fransérgio brilhou em Braga a jogar no apoio ao avançado (e não a seis, como nos últimos dois jogos), enquanto João Novais foi contratado depois de se ter destacado na ala direita do ataque do Rio Ave.

A fórmula de sucesso de Abel Ferreira – que é para manter, nas palavras do treinador – precisa de pelo menos um médio robusto, um jogador capaz de filtrar o jogo adversário na zona central, algo que, olhando para a construção do plantel, passará inevitavel­mente pela aposta em Claudemir e/ ou Palhinha. O brasileiro até deixou excelentes indicações no primeiro jogo oficial da época, na Ucrânia, mas uma lesão na partida seguinte( com o Nacional) deixou a equipa órfã do tal jogador mais evoluído do ponto de vista tático e defensivo. No entanto, existe a expectativ­a que o médio ainda consiga recuperar atempo do jogo do próximo domingo frente ao Aves.

Com Claudemir e Palhinha entre os disponívei­s, adivinha-semudanças na zona central do meio-campo. Pelo menos ...

“Aconteceu o impensável. Esta não é a imagem que o Braga quer passar” Wilson Eduardo Capitão do Braga

 ??  ?? PLANTEL REGRESSOU DOS AÇORES APENAS AO INÍCIODA TARDE DE ONTEM E VOLTA A TREINAR HOJE EMBRAGA
PLANTEL REGRESSOU DOS AÇORES APENAS AO INÍCIODA TARDE DE ONTEM E VOLTA A TREINAR HOJE EMBRAGA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal