O Jogo

INSULTOS A ADEPTO ACABAM EM MULTA

BRAGA Diogo Figueiras envolveu-se numa violenta troca de mensagens com um adepto. Clube obrigado a aplicar o “regulament­o interno”

- PEDRO MARQUES COSTA

O que era uma troca de mensagens privadas, ocorrida logo após o final da partida com o Santa Clara, rapidament­e se tornou pública. António Salvador decidiu multar o lateral-direito

“Joga à bola, seu manco.” Esta primeirame­nsagempriv­ada de um adepto enviada a Diogo Figueiras, através da rede social Instagram, poucos minutos depois do final da partida com o Santa Clara (empate a três golos), descambou numa conversa repleta de insultos impossívei­s de reproduzir nesta página, ao ponto de ter ganho uma proporção de tal ordem grande que obrigou o clube a emitir um comunicado, durante a tarde de ontem, para explicar a situação.

Num primeiro momento, a conversa foi parar às redes sociais, começou a ser partilhada em força pelos adeptos, tendo mesmo chegado ao conhecimen­to de António Salvador, que também recebeu vários telefonema­s a pedir um castigo exemplar para Diogo Figueiras. O jogador, confrontad­o com a situação, confirmou a veracidade das mensagens, reconheceu o erro, pelo que o clube se decidiu apenas a multar o jogador. “Independen­temente de estarmos perante um comportame­nto isolado, ocorrido num contexto muito particular e como reação a uma pressão inaceitáve­l, foi ouvido o jogador e aplicado o regulament­o interno. Este é, desde ontem [segunda-feira], um assunto encerrado para o Braga”, pode ler-se no comunicado, em que é sublinhado o facto de o referido adepto ter feito uma “publicação parcial de mensagens privadas”, algo que “à luz Código Penal constitui um crime”. No mesmo comunicado, Diogo Figueiras escreveu que “o respeito pelos adeptos é um dos grandes pilares” da sua carreira, mostrando-se arrependid­o pela reação que teve ainda a quente e logo após o final da partida. “Sou, além de profission­al de futebol, um cidadão que estima a sua família e a sua intimidade. Ao ver agredido aquilo que considero mais valioso, tive um comportame­nto de que não me orgulho e do qual sinto que me devo retratar”, admitiu.

O Braga explicou ainda que, “dada a expressão pública do episódio”, se sentiu obrigado a reagir, até como forma de proteger o jogador, condenando ainda a atitude do referido adepto, por entre recordaçõe­s dos acontecime­ntos de maio naAcademia­doSporting, em Alcochete. “Cabe ao clube a condenação, e mais ainda perante a memória de factos recentes, de qualquer sócio ou adepto que exterioriz­e oseudescon­tentamento com insultos e ameaças. De igual modo, é condenável, tanto ética como legalmente, a divulgação pública de correspond­ência pri- vada,reclamando­julgamento­s populares tão próprios da nossa sociedade digital, mas que não podem nunca sobrepor-se ao código de conduta interno imposto pelos regulament­os do Braga.”

Apesar deste episódio, que não irá merecer “mais comentário­s por parte de qualquer elemento ligado ao clube”, Diogo Figueiras treinou ontem com o restante plantel e estará à disposição de Abel Ferreirapa­raareceção­dedomingo ao Aves.

“Tive um comportame­nto de que não me orgulho e do qual sinto que me devo retratar”

Diogo Figueiras

Jogador do Braga “Foi ouvido o jogador e aplicado o regulament­o interno. Este é um assunto encerrado”

SC Braga

Comunicado

Resposta:Diogo Figueiras reagiu mal às críticas de que foi alvo depois do empate (3-3) com o Santa Clara

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal