O Jogo

MATA REAL É PALCO “INESQUECÍV­EL”

Minhotos jogam no domingo em Paços de Ferreira, onde foram tomba-gigantes na Taça de Portugal 2014/15

- JOÃO MAIA

Defesa diz que o facto de o Paços ainda não ter sofrido golos só atesta a qualidade da equipa de Vítor Oliveira

Joel Monteiro fez parte do onze que eliminou a equipa na altura orientada por Paulo Fonseca. O defesa recorda um triunfo que significou “um ponto de viragem” na evolução recente do Famalicão

O Famalicão volta no domingo a um estádio onde fez um dos jogos mais marcantes da história recente do clube, que ontem celebrou 87 anos. Foi no agora Capital do Móvel, antiga Mata Real, que, em 2014/15, os minhotos, então no Campeonato de Portugal, eliminaram o Paços de Ferreira, de Paulo Fonseca, da Taça de Portugal com uma vitória por 2-1. Joel Monteiro, Jorge Miguel e Feliz são os resistente­s dessa temporada, mas só o primeiro jogou nessa partida e falou a O JOGO sobre umencontro “inesquecív­el” comum grande peso na evolução recente dos famalicens­es. “Foi um jogo inesquecív­el com um ambiente fantástico. Parecia que estávamos em Famalicão. A partir daí, tanto jogadores como adeptos começaram a acreditar que era possível subir.” E o Famalicão subiu mesmo nessa época. Depois disso, os minhotos só perderam mais um jogo... em Alvalade, frente ao Sporting, nos quartos de fi- nal da prova-rainha. “Foi um ponto de viragem. Todos os anos recordamos esse jogo”, reforçou o lateral-direito.

Nesse dia, Ricardo, que esteve nove anos nos pacenses, abriu caminho à vitória da equipa então treinada por Daniel Ramos ao marcar um autogolo. Joel já brincou com o colega... “Espero que desta vez ele faça um golo na baliza certa”, atirou, rindo.

Quanto ao encontro propriamen­te dito, Joel Monteiro reconheceu que será um confronto entre dois candidatos. “É destes jogos que gostamos de jogar”, vincou. O conjunto de Sérgio Vieira terá que, em Paços, fazer aquilo que nenhum outro adversário conseguiu nas duas rondas anteriores: marcar à equipa de Vítor Oliveira. No entanto, a históriaé favorável. Nos 39 jogos entre Paços e Famalicão, os minhotos venceram 21, empataram sete e perderam 11. Na Capital do Móvel foram sete triunfos, oito derrotas e cinco empates. Joel quer, por isso, dar “continuida­de” à história. Domingoéap­r ovados nove.

 ??  ?? Joel Monteiro, 27 anos, cumpre a quinta época no Famalicão
Joel Monteiro, 27 anos, cumpre a quinta época no Famalicão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal