O Jogo

AEK de Simões e Lopes apurado

Após vitória fora, a equipa grega seguiu em frente graças ao 1-1 com o Videoton, apesar da expulsão do extremo luso aos 80’

- ANTÓNIO PIRES

Hélder Lopes ganhou o penálti que deu o 1-0 aos atenienses, mas viu um vermelho direto. Em Kiev, o Ajax defendeu com êxito vantagem da primeira mão e o Young Boys apurou-se em casa do Dínamo Zagreb

Com André Simões e Hélder Lopes no onze–o primeiro a jogar no duplo pivô do meiocampo; o segundo a ala-esquerdo –, o AEK Atenas carimbou ontem no Estádio Olímpico Louis Spiros o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Isto depois de um empate 1-1 frente ao Videoton, equipa húngara que batera fora na primeira mão por 2-1. Para os helénicos, campeões na época passada, trata-se de um regresso à Champions, 11 anos depois da última presença, sendo esta a quinta no palmarés do clube.

André Simões esteve perto de inaugurar o marcador aos 31’, mas viu Kovaksic negarlhe o golo com uma excelente defesa. Logo após o intervalo, Hélder Lopes foi empurrado pelas costas na área e Mantolas deu vantagem aos gregos. Contudo, num rápido contraataq­ue, Nego repôs a igualdade aos 57’. E se até aí o AEK parecia ter o jogo controlado, o golo abalou a confiança da equipa e oguarda-redes Barkas acabou mesmo por ser decisivo. Foi-o nomeadamen­te defendendo um livre aos 81’, logo após a expulsão de Hélder Lopes. A falta foi cometida por André Simões, amarelado, e depois o extremo envolveu-se numa discussão com um rival e acabou por ver o vermelho, apesar de contestar a decisão.

Nos instantes finais, o jogo aqueceu um pouco, mas o AEK soube guardar a bola – com papel importante de André Simões – e segurar o empate. Mas, já depois do apito final, jogadores de ambas as equipas envolveram-se em discussões e Livaja, dos gregos, viu mesmo o cartão vermelho.

Em Kiev, num duelo entre dois históricos do futebol europeu, o Dínamo local e o Ajax empataram sem golos, seguindo em frente os holandeses que ganharam 3-1 em casa.

Por fim, na Croácia, o Dínamo Zagreb caiu ante o Young Boys, depois de permitir uma reviravolt­a aos suíços. Hajrovic fez o 1-0, mas um bis de Hoarau fez o resultado que apurou a equipa helvética.

 ??  ?? André Simões, em tronco nu, celebra com os colegas a qualificaç­ão
André Simões, em tronco nu, celebra com os colegas a qualificaç­ão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal