O Jogo

Doença do beijo trava carreira de Cavendish

Britânico só anunciou uma “pausa”, mas aos 33 anos, e depois de duas épocas afetadas pelo vírus, parece difícil um regresso em pleno

- CARLOS FLÓRIDO

Tendo corrido apenas um dia desde a sua eliminação na Volta a França, o sprinter descobriu que continua a ser afetado pelo vírus Epstein-Barr, infeção glandular conhecida por doença do beijo

Mark Cavendish tem 146 vitórias em corridas internacio­nais, com destaque para as 30 etapas ganhas na Volta a França, mas será difícil voltar a correr pelo recorde de Eddy Merckx, que além dos cinco triunfos à geral conquistou 34 etapas no Tour. O sprinter britânico anunciou ontem que terminou aépocae vai fazerum período de descanso, a conselho médico, não tendo prevista uma data de regresso.O natural de Manx, que corre pela Dimension Data, é afetado pelo vírus de Epstein-Barr, doença que já o afetara na época passada e se julgava curada.

Será difícil, aos 33 anos e depois de duas épocas demasiado fracas – uma etapa na Volta a Abu Dhabi no ano passado e outra na Volta ao Dubai desta temporada –, um regresso de Cavendish ao mais alto nível, embora o exemplo do corredor mais vitorioso da atualidade o possa animar: o belga Andre Greipel, que este ano somou mais cinco ao seu total de 153 triunfos, já conta 36 anos e continua a revelar-se veloz após 16 épocas.

“Apesar de ter bons números

“Esta época nunca me senti fisicament­e bem e estou aliviado por saber o que tenho. Os médicos disseramme para descansar”

M. Cavendish

Dimension Data

em cima da bicicleta, esta época nuncame senti fisicament­e bem. Sabia que algo não estava bem. Estou aliviado por os exames médicos finalmente mostrarem o que tenho”, revelou Cavendish, que em 2017 já estivera três meses sem competir, entre abril e junho, devido à que é mais conhecida como doença do beijo ou mononucleo­se.

Depois de um 2016 fantástico, com quatro etapas noTour a destacarem-se entre 10 triunfos, saberque não curou a doença não deveria ser um alívio para Cavendish.O seu regresso em pleno não vai ser simples.

 ??  ?? Mark Cavendish não curou a doença do beijo e vai ter de parar mais uma vez
Mark Cavendish não curou a doença do beijo e vai ter de parar mais uma vez

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal