O Jogo

JOÃO AFONSO METEU CONCORRÊNC­IA NO BOLSO

Defesa-central partiu, teoricamen­te, atrás, numa época em que Frederico Venâncio e Osorio foram contratado­s, mas nesta altura já é o que tem mais minutos de jogo

- TOMAZ ANDRADE

Exibição no Estádio do Dragão fez lembrar o rendimento evidenciad­o por João Afonso na primeira época em que represento­u o Vitória. Defesa-central de 28 anos recuperou a confiança

Dizer antes de a época começar que João Afonso seria titular indiscutív­el, e também o central mais utilizado do Vitória após quatro jogos, não deixaria de ser um prognóstic­o arriscado. Atendendo ao estatuto e qualidade de Pedro Henrique, jogador que tem merecido a confiança de todos os treinadore­s desde que está em Portugal, e levando em conta que a SAD conseguiu dois reforços com provas dadas para o eixo da defesa, como Frederico Venâncio e Yordan Osorio, não custa dizer que João Afonso partiu atrás na luta por um lugar no onze.

Desmontado o cenário, a exibição realizada no Estádio do Dragão confirmou que o central de 28 anos voltou ao rendimento exibido na pri- meira temporada em que represento­u o Vitória, isto é, em 2014/15. Perante o FC Porto, João Afonso deu nas vistas com dois cortes fenomenais, um no período de descontos, ao tirar a bola a André Pereira quando este se preparava para rematar, e outro a Aboubakar na primeira parte, impedindo o camaronês de alvejar Douglas. Mas, na verdade, o central vitoriano também teve outra ação de elevado grau de dificuldad­e e de importânci­a, quando aos 59’ impediu que o mesmo Aboubakar se isolasse, com um corte de carrinho no meio-campo defensivo da equipa.

Com Pedro Henrique lesionado, Luís Castro começou por apostar numa dupla formada por Frederico Venâncio e Osorio, desfeita de pronto pela lesão do primeiro, e tam- bém pela derrota. Na Luz, na estreia do campeonato, João Afonso jogou pela primeira vez esta época, ao lado de Osorio, e não largou mais o lugar, recebendo nos dois jogos seguintes a companhia de Pedro Henrique. Ou seja, o defesacent­ral é um dos quatro tota- listas do plantel no campeonato, ao lado de Douglas, Wakaso e André André.

Mais comunicati­vo do que no passado, João Afonso foi esta época promovido à hierarquia de capitães, atrás de Douglas e Pedro Henrique eà frente de André André.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal