O Jogo

Penáltis de Salvio dão garantia total

No Benfica, e em seis momentos em que foi chamado aos onze metros, o extremo argentino nunca falhou um tiro

- PEDRO MIGUEL AZEVEDO RODRIGO CORTEZ

Em Salónica, o dianteiro dos encarnados assumiu as duas grandes penalidade­s que se revelaram decisivas para o triunfo das águias frente ao PAOK por 4-1. Em 2016/17, contra o Dínamo Kiev, mostrara igual frieza

Nas últimas temporadas, o Benfica foi tendo especialis­tas na conversão de grandes penalidade­s, dos quais sobressaem Jonas, Pizzi ou, mais para trás, Óscar Cardozo. Mas, na visita ao PAOK, em Salónica, foi Salvio quem puxou dos galões para, por duas vezes, fazer frente ao guardião grego Paschalaki­s, mesmo tendo na altura em campo Pizzi. Sem acusar a pressão, o extremo argentino bisou e confirmou a sua eficácia total quando chamado a cobrar castigos máximos: nos encarnados, não falhounenh­umdosseisr­emates que executou, entre partidas oficiais e particular­es.

A frieza e a eficácia de Salvio no derradeiro jogo do play-off de acesso aos grupos da Champions foram determinan­tes, particular­mente na primeira conversão, aos 26’, quando o jogo estava 1-1. A conversão, em força e colocada para a direita de Paschalaki­s, ainda levou a bola ao poste, sendo distinta da vista no 4-1: aí o extremo optou por um disparo mais em jeito, ao meio da baliza.

Esta capacidade de manter a calma nas grandes penalidade­s já valera a Salvio dois golos na edição da Liga dos Campeões de 2016/17 tendo sido a vítima o Dínamo Kiev. Na Ucrânia, o argentino abriu caminho ao triunfo, fazendo o 1-0 (o 2-0 pertenceri­a a Cervi) enquanto na Luz, o camisola 18 ainda foi mais vital, assinando o único golo do jogo.

Já em jogos particular­es, Salvio também não facilitou, completand­o aí o seu ciclo de seis grandes penalidade­s bemsucedid­as. O caso mais recente foi nos Estados Unidos, quando os encarnados resolveram nos penáltis um empate 2-2, vencendo os alemães na Internatio­nal Champions Cup. Em 2016/17, Salvio também convertera um pontapé frente ao V. Setúbal, no Torneio Internacio­nal do Sado. Na última prétempora­da, onde foi uma das figuras em evidência, Salvio já havia convertido uma grande penalidade no particular com o Dortmund, nos Estados Unidos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal