O Jogo

João Sousa vence duelo de campeões do Estoril Open

Português e Pablo Carreño reencontra­ram-se na segunda ronda do US Open. Sousa recuperou de 1-2 em sets, forçando uma quinta partida em que o espanhol... desistiu lesionado

- MANUEL PEREZ

O embate entre o vimaranens­e e o asturiano foi de alta qualidade e a indecisão estendeu-se ao quinto set. Após fazer o 2-0, o vencedor do último Estoril Open viu o antecessor abandonar

João Sousa está com um nível de jogo que nada tem a ver com o lugar (68.º) que ocupa no ranking ATP. Isso mesmo ficou demonstrad­o ontem, numa segunda eliminatór­ia do US Open em que recuperou a intensidad­e que há poucos meses lhe proporcion­ara preciosos resultados e, pela terceira vez na carreira, anulou a desvantage­m de 1-2 em sets, antes de chegar ao sexto triunfo, numa dúzia de encontros em que foi sujeito a uma quinta partida. Nesta, porém, cedo se percebeu que desaparece­ra a magia que até então marcava o confronto. Com o resultado em 4-6, 6-3, 5-7, 6-2 e 2-0 (40/15), e 3h07 de jogo, o vimaranens­e viu o asturiano anunciar a retirada, devido a um problema na coxa esquerda, após ter estado fora do court a ser assistido.

Tal como assinalara, com convicção, o minhoto apagou de vez o recente passado “negro” – sete derrotas consecutiv­as – e, para além de ter demonstrad­o estar um jogador mais completo, voltou a recuperar as que denomina de “boas sensações”, tornadas num clichê para alguns, mas realmente importante­s para quem compete ao mais alto nível… frequentem­ente.

O encontro entre os dois últimos vencedores do Estoril Open comprova também a qualidade dos intervenie­ntes no nosso único certame do ATP World Tour, e volta a aconchegar o ego dos que nunca deixaram de acreditar no Conquistad­or e talvez agudize a acidez com que alguns criticam os momentos menos bons de um atleta de eleição.

Depois de atingir a terceira ronda nas edições de 2013 e 2016, João Sousa quer ir mais longe, tendo agora como adversário o francês Lucas Pouille (17.º) ou o cipriota Marcos Baghdatis (93.º), que ainda jogavam à entrada da madrugada portuguesa.

com os ganhos em singulares e pares,

Prémios:

João Sousa já superou os 140 000 €

 ??  ?? João Sousa superou o 12.º mundial, numa das mais importante­s vitórias da sua carreira
João Sousa superou o 12.º mundial, numa das mais importante­s vitórias da sua carreira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal