O Jogo

Da Croácia a Itália a rodar forte e feio

Quando tem um encontro oficial a seguir a um particular, Fernando Santos costuma alterar cerca de meia equipa entre uma partida e outra

- RODRIGO CORTEZ

Pelo equilíbrio e pelas garantias que oferecem ao selecionad­or, Cédric e Cancelo (na direita da defesa), e Mário Rui e Raphael Guerreiro (na esquerda) devem fazer um jogo cada no onze titular

Fernando Santos chamou 24 futebolist­as para estes dois jogos frente a Croácia e Itália, prevendo-se que utilize a maioria deles, promovendo a forte rotativida­de que habitualme­nte emprega neste tipo de situações.

Nos últimos três anos (desde 2015), em 12 jornadas duplas realizadas por Portugal, Fernando Santos nunca repetiu um onze e, aliás, na maioria das vezes rodou mais de meia equipa titular entre uma partida e outra.

Nas últimas jornadas duplas em que começou por ter um jogo particular seguido de um oficial – tal como agora acontece –, o selecionad­or nacional procedeu, respetivam­ente, a seis e a cinco mudanças no onze. Entre Chipre( particular)e Letónia( oficial) em 2017, deixou ficar cinco titulares (Rui Patrício, Fonte, Cédric, João Moutinho e André Silva), enquanto no ano anterior, entre Gibraltar e Suíça, manteve seis no onze (Pepe, Raphael Guerreiro, William, João Moutinho, Nani e Éder).

Desta feita, algo de semelhante pode ocorrer, ou seja, o selecionad­or deve manter cerca de meia equipa entre o encontro particular com a vicecampeã do mundo, Croácia, e o duelo de abertura da Liga das Nações, diante da Itália.

Voz de comando, Pepe, pela vasta experiênci­a e pela estabilida­de que confere à equipa, pode ser o exemplo de elemento a fazer os dois jogos numa defesa em que, pela qualidade, os laterais devem alternar entre uma e outra partida. Cancelo e Cédric na direita, Mário Rui e Raphael Guerreiro na esquerda, todos eles devem fazer uma partida a titulares. Do meio-campo para a frente, duas ou três unidades podem manter-se no onze, mas aí as dúvidas são ainda muitas e só devem dissipar-se nos próximos treinos – que, aliás, não abundam. Até ao jogo com a Croácia, no Algarve, Portugal só tem dois treinos, tendo ontem sido realizada uma sessão de recuperaçã­o com apenas 13 elementos no relvado.

Os jogadores que tinham tido um domingo desgastant­e em termos de competição ficaram-se pelo ginásio e pela piscina, nem sequer indo ao relvado. Foi o caso, por exemplo, dos jogadores de Benfica e FC Porto.

 ??  ?? Fernando Santos sorri antes de iniciar nova etapa com a Seleção Nacional
Fernando Santos sorri antes de iniciar nova etapa com a Seleção Nacional

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal