O Jogo

MANCINI CRITICA ESTRANGEIR­OS

Selecionad­or salienta a necessidad­e de os clubes italianos apostarem mais em jovens valores em vez de os deixarem no banco

- PEDRO RIBEIRO

Na Serie A estão inscritos 250 jogadores italianos, os quais representa­m 43,9% do total de futebolist­as

O técnico assumiu ter tido algumas dificuldad­es em encontrar novas opções para a Squadra Azzurra antes dos jogos com Polónia e Portugal. Só cinco jogadores estão abaixo dos 23 anos

A Itália quer apagar a página negra da ausência no Mundial’2018 da Rússia, o primeiro que falhou desde 1958. Mas o selecionad­or Roberto Mancini, que assumiu o cargo em maio passado, considera que têm de ser os clubes a dar o primeiro passo nesse sentido, apostando mais nos jovens valores nacionais que formam, em prejuízo da contrataçã­o de estrangeir­os. Ontem, na conferênci­a de Imprensa de lançamento dos embates com Polónia (dia 7 em Bolonha) e Portugal (dia 10 em Lisboa), o técnico vincou esse raciocínio. “Eu vi muitos jogos, mas não há muitos italianos em campo. É um problema. Precisamos que eles joguem, sobretudo os mais jovens. É preciso mais coragem. Esperemos que com o tempo eles ganhem mais espaço.Éopon tomais baixo, mas muitas vezes os italianos que estão no banco são melhores que outros titulares”, afirmou Roberto Mancini.

E os números da atual Serie A dão-lhe razão: entre os 20 clubes que participam há 250 jogadores italianos inscritos, ou seja 43,9%, sendo os restantes estrangeir­os. Números que deixam a Serie A atrás dos campeonato­s de França (campeã do mundo) e da Alemanha (ex-campeã do mundo): na Ligue 1 os franceses representa­m 53% dos jogadores; na Bundesliga 47,5%.

Na convocatór­ia de 31 jogadores para os jogos com Polónia e Portugal, Mancini só tem cinco jogadores sub-23: Donnarumma (19 anos), Barella (21), Pellegrini (22) e Zaniolo (19) e Chiesa (20). O selecionad­or italiano também tinha chamado Pellegri, estreia absoluta aos 17 anos, mas o avançado do Mónaco abandonou ontem a seleção devido a uma lesão, tendo regressado já ao Principado.

Curiosa foi a resposta de Mancini sobre a condição física do avançado Balotelli (Nice): “Sim, emagreceu. Oito gramas...”

 ??  ?? Mancini assumiu a seleção italiana em maio passado
Mancini assumiu a seleção italiana em maio passado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal