O Jogo

O Ronaldo de Ljubljana

Lupeta estreou-se a marcar pelo Olimpija com um pontapé de bicicleta – fez o segundo nos 5-0 – e os colegas não perderam tempo em brincar nos festejos

- PEDRO RIBEIRO

Formado no FC Porto, o avançado transferiu-se do Celje para o campeão esloveno, encontrand­o um clube “mais profission­al e com maior pressão”. Nada que o atemorize, pois a meta é “ganhar tudo”

Ao primeiro jogo a titular no Olimpija Ljubljana, Lupeta estreou-se a marcar. E com um golaço, nos 5-0 na receção ao Rudar. Depois de ter feito a assistênci­a para o 1-0, o avançado formado nos escalões jovens de Lourinhane­nse e FC Porto ampliou a vantagem dos campeõeses­lovenos comum tento inesquecív­el: recebeu a bola de costas para a baliza, levantou-a e efetuou um pontapé de bicicleta que deixou o guarda-redes adversário sem reação. A O JOGO, Lupeta explica que os companheir­os não perderam tempo em compará-lo a um compatriot­a. “Começaram a chamar-me ‘Ronaldo, Ronaldo’”, desvenda, por entre risos, salientand­o que tenta cumprir uma máxima: “Seguir sempre os bons exemplos.” “Depois é tentar fazê-lo, porque nada é impossível”, reforça o avançado, suspeitand­o que vai ter “de pagar alguma coisa” aos seu companheir­os no Olimpija. “Estou desconfiad­o, masco mo ainda não me disseram nada, eu também não vou dizer”, afirma, bem-disposto.

Optando por colocar a tónica no coletivo em vez do individual, Lupeta realça a importânci­a do triunfo. “Foi uma vitória de que estávamos a precisar, depois da eliminação na Liga Europa frente ao Spartak Trnava”, afirma o jogador, que passou pelo V. Setúbal em 2014/15 e que este verão chegou ao emblema de Ljubljana provenient­e do também esloveno Celje. Uma transferên­cia que lhe permite sonhar com conquistas e para a qual teve o apoio de um médio compatriot­a, que entretanto saiu .“O Ricardo Alves, que esteve comigo no FC Porto, foi campeão duas vezes aqui e falou-me bem do clube. O Olimpija é maior que o Celje; a par do Maribor, somos a melhor equipa da Eslovénia. Este clube tem mais condições, é mais profission­al, tem jogadores com mais qualidade”, explica, agra- dado com as manifestaç­ões de êxtase por parte dos adeptos, mas realçando que isso não o vai levar a desviar o foco. “Hoje somos heróis, amanhã não. Agradeço o apoio, mas estou focado em mim e na equipa”, realça, desvendand­o que além do objetivo de “ter mais visibilida­de”, a mudança para o Olimpija teve outro fator determinan­te: “Ambiciono ser campeão. Este ano é para ganhar tudo!”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal